Cidades São Sebastião

Ilustrações em pontos de ônibus chamam atenção em Juquehy

Tamoios News
Ricardo Faustino/Divulgação. Um dos objetivos é tornar o ambiente alegre e agradável

Ideia é retratar as belezas naturais das praias sebastianenses nos espaços públicos

 

A iniciativa de um morador do bairro de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, tem chamado a atenção das pessoas com relação a dois pontos de ônibus. Com o objetivo de tornar o ambiente alegre e colorido, o corretor autônomo Marcos Amparo, o Grillo, 42 anos, teve a ideia de ilustrar os locais com pintura de temas.

“Sempre via os pontos de ônibus com a mesma cor e muito sujos. Acho que um painel cheio de cores pode evitar pichações e fazer com que as pessoas deixem de ver o que é ou está feio ao lado deles”, comenta Grillo.

Ele percebeu isso quando pintou o primeiro abrigo, que fica às margens da rodovia Dr. Manoel Hipólyto do Rego, a Rio-Santos, nas imediações da Vila Pantanal. No local, ele desenhou e pintou elementos do fundo do mar.

“O ponto fica em frente a uma comunidade e perto dele sempre há lixo e objetos descartados irregularmente. Daí imaginei que se houvesse algo diferente naquele lugar, as pessoas deixariam de observar o que está sujo e passariam a contemplar o bonito,  a arte”, explica.

Já no segundo abrigo, localizado em uma das avenidas de grande circulação no interior do bairro, a avenida Benedito Izidoro de Moraes, Grillo ilustrou uma paisagem abstrata, com foco nas Ilhas que ficam em frente à praia de Juquehy.

Patrocínio – Os trabalhos contaram com o patrocínio da Regional Juquehy, divisão da Prefeitura de São Sebastião.  De acordo com o chefe Elias Cardoso, a ideia é retratar as belezas naturais das praias sebastianenses e deixar os locais mais agradáveis. Outros artistas do litoral, segundo ele, têm demonstrado interesse em fazer sua arte em outros pontos de ônibus.

“A Regional se coloca à disposição para fornecer o material necessário para que seja feita a pintura. Quanto mais pontos, melhor. Mas não podemos afirmar que todos serão pintados porque é um trabalho voluntário”, declara Cardoso. As ilustrações tiveram boa aceitação e repercutiram nas redes sociais, com diversos comentários.

Incentivo – Para o corretor, a iniciativa também é uma forma de incentivar e estimular as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, ao interesse pela arte. “Quantos estão por aí que têm o dom para desenhar, pintar ou criar algo? Mas não sabem porque nunca tiveram oportunidade de desenvolver sua habilidade”, pergunta Grillo. “A existência de oficina cultural para revelar possíveis talentos no bairro e região seria ótimo”, acredita.

Pai de um casal de gêmeos, Grilo diz que seus filhos também são bons quando o assunto é desenho. Os dois, segundo ele, já venceram concursos na escola onde são matriculados, em Barra do Una. Aliás, em Barra do Una, há pelo menos 4 anos, o corretor realizou pintura em parte do no muro da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) “Pir Lim Pim Pim” para tornar o ambiente mais infantil. “Na época, conversei com a diretora, que aprovou a iniciativa e adquiriu o material. Foi um trabalho voluntário e ficou muito bacana. O tema foi a aldeia dos Smurfs”, relembra.

Para a professora de Educação Física Ana Cátia dos Santos, 42, o colorido nos pontos de ônibus fica muito bonito e com certeza evita pichações, que são tão comuns e feias. “As pinturas dele têm alegria. Acho a iniciativa válida. É importante manter os equipamentos públicos limpos e conservados”, comenta Ana, que é natural de São Sebastião e reside em Osasco.

Cenário – A coordenadora pedagógica Débora Tabasso, 43, moradora em Juquehy, acredita que o pintor está conseguindo fixar o seu espaço e tem o privilégio de ter o Litoral Norte como cenário. “Espero que as pinturas nos pontos durem para sempre porque elas são verdadeiras artes”, fala.

Quem também elogia a iniciativa é a arte-educadora Tereza Saci, 36, que reside em Boiçucanga, também na região sul de São Sebastião. De acordo com ela, as pessoas precisam ir para a rua, gritar, protestar e se expressar da maneira que for, e se for de maneira bela e criativa melhor ainda. “Quando o Marcos decidiu transformar o espaço em que vive num lugar melhor, ele acabou assumindo uma consciência que todos devemos ter, a de que o Poder Público somos nós, o povo”, frisa Tereza.

A educadora acredita que grandes mudanças nem sempre vêm de ações grandiosas, mas de pequenas atitudes que somadas fazem a diferença. “A mudança que a gente tanto quer no mundo começa em nosso quintal. O Marcos está nos dizendo isso com beleza e simplicidade”, conclui.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.