Meio Ambiente São Sebastião

Lancha é abandonada na Ilha Montão de Trigo

Tamoios News

Embarcação abandonada ligada, está vazando combustível desde sábado (4), as 20h30

 

Por Leonardo Rodrigues

Uma lancha, modelo Ferretti 530, foi avistada abandonada pelos moradores da Ilha Montão de Trigo, na Costa Sul de São Sebastião nesta manhã (5). Segundo relatos dos moradores, a lancha encontrada está derramando “muito” combustível no mar.

Valéria Oliveira, moradora da ilha, conta que a lancha foi abandonada nesse sábado (4), por volta das 20h30. “Haviam dois tripulantes, que saíram em um bote. Disseram que iam pedir ajudar. Mas não voltaram”, relata. Os pescadores da ilha descrevem que a embarcação tem 52 pés, com capacidade de 2.500 litros de óleo de combustível. Com o incidente, um cheiro forte de óleo toma o local, devido ao vazamento de combustível. “Acho que vazou o combustível inteiro. Uma faixa de mar no entorno da ilha foi tomada de óleo”, fala Valéria. O que para os pescadores da ilha trará reflexos no trabalho nas próximas semanas.

Os moradores da Ilha Montão de Trigo alertaram a Marinha hoje (5), as 7h. Uma equipe de Inspeção Naval, da Marinha do Brasil, já está a caminho. O comandante da Delegacia de Capitania dos Portos de São Sebastião, Capitão de Fragata Luís Antônio Anídio Moreira, revela já ter aberto inquérito para apurar as causas e possíveis responsáveis. “Quanto a poluição hídrica, é de responsabilidade do proprietário contê-la”, informa o comandante.

A situação se configura em crime ambiental, e uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está a caminho.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.