São Sebastião

Más condições de ruas no Sertão de Cambury geram transtornos à moradores e prejuízos ao comércio local

Tamoios News
Jorge Mesquita
Jorge Mesquita

A situação das ruas tem gerado muitos problemas para moradores e turistas da Costa Sul

De acordo com comerciantes, muitos turistas têm desistido de visitar e se hospedar na região devido aos problemas viários

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

Os moradores e turistas de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, estão enfrentando há algum tempo problemas com as más condições das vias de acesso ao bairro. Segundo relato de alguns moradores, a situação é ainda pior em dias chuvosos, onde o excesso de buracos e lama quase impedem a passagem de pedestres e veículos. Essa falta de estrutura também estaria afetando o comércio local, conforme empresários da região.

Para a moradora Ingrid Reis, além das vias estarem ruins, a construção de uma ponte, iniciada há mais de um ano e que ainda não foi concluída, é outro fator que gera transtornos à população do bairro. 

“Quando iniciaram a construção da ponte, desmancharam a anterior. Mas ela não foi concluída e temos que passar dentro do rio. Quando chove e ele enche, ficamos ilhados”, contou Ingrid.

Segundo ela, há pelo menos 50 famílias que moram do outro lado do rio e que vivem nessa situação, além de outras 30 residências que são utilizadas na temporada. Ela explica que esse problema ocorre no acesso 2800 do Sertão do Cambury.

12591897 10153964505109455 1616092702 o

A moradora conta que muitos carros quebram ao tentar transitar nesse trecho. “O caminhão de coleta do lixo nem sempre tem condições de acessar ao bairro. Conseguimos que mais linhas de ônibus circulassem pelo bairro, mas está arriscado parar a qualquer momento, porque danifica demais os veículos”, acrescentou.

Rafael Meneghini, que é gerente da pousada Villa Manakás confirma as dificuldades enfrentadas na região por moradores e turistas. Ele conta que a pousada já perdeu clientes devido a complicada situação do acesso ao bairro.

Conforme explicou, são três quilômetros da pousada até a praia, dos quais, dois quilômetros são de terra. “Recebemos muitas reclamações dos hóspedes e já houve casos de pessoas desistirem de vir para cá ao perceber a situação da rua e por querer preservar o carro da lama e de possíveis problemas mecânicos. Tem dia que para percorrer esses dois quilômetros levamos pelo menos 20 minutos, desviando dos buracos, em primeira marcha”, explicou.

O gerente conta que para não perder clientes, também já chegou a levar com o próprio carro os turistas até a praia. “Não tem sentido vir para o litoral e não ir até a praia. Mas houve casos de pessoas virem com carros importados, que são mais baixos, e ficarem impossibilitados de sair daqui. O jeito foi levá-los até lá para preservar a clientela”, completou.

A Prefeitura de São Sebastião informou, por meio da assessoria de imprensa, que nos últimos dias os bairros da Costa Sul da cidade passaram por uma série de manutenções e serviços de reparos. As ações já foram realizadas nos bairros de Maresias, Paúba, Boiçucanga, Boraceia e Juquehy. Já em relação ao Sertão do Cacau os técnicos executaram os serviços de manutenção de vias e mutirões de limpeza justamente na última quarta-feira.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.