São Sebastião

Moradores reclamam das más condições de ruas de Maresias

Tamoios News
Rafael César
Rafael César

Segundo moradores, situação se agravou após as chuvas de fevereiro

Muitas vias estão com grande quantidade de buracos e pedras em todo o bairro

Por Rafael César, de São Sebastião

O moradores de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, têm encontrado vários problemas devido às más condições das ruas do bairro. Segundo reclamam, a situação ficou ainda pior depois das fortes chuvas que atingiram a região em fevereiro. A maioria das ruas não tem pavimentação asfáltica, o que acaba gerando muitos transtornos.

A reportagem do Portal Tamoios esteve nas cinco ruas mais utilizadas pelos cidadãos para terem a acesso ao trabalho, a escola e o comércio. Essas ruas são Colombo, Atlantis, Alfredo do Vale, Porto Seguro e Sebastião Romão César. Com exceção da última, todas as demais estão precárias, repletas de pedras e buracos por toda extensão.

“As ruas nunca estiveram em boas condições aqui no bairro. Eu sempre gastei muito dinheiro comprando caminhões de aterro para jogar na rua, porém, já me cansei disso. Passa anos e anos e nunca vemos mudança”, comentou o mestre de obras Lenilton dos Santos, 56. Segundo ele, as ruas que fazem travessas com a rua da Cesp e do Forno são mais afetadas. Isso porque elas apenas elas receberam revestimento asfáltico e, quando chove, a água escoa para as vias sem asfalto, deixando-as em péssimas condições.

A doméstica Lucimara da Silva, 27, não deixa a filha de seis anos nem brincar fora de casa. “Eu não posso deixar minha filha brincar na rua, porque está muito perigoso, é muita pedra, ela pode acabar se machucando”, disse.

A Rua Sebastião Romão César é uma das principais do bairro e por ter vários comércios, já recebeu calçamento há alguns anos. Apesar disso, a situação está lastimável. Os paralelepípedos acabam ficando afastados um dos outros e deixando lacunas e buracos pela rua.

“Sou dono de uma pousada e meus hóspedes vivem reclamando do acesso para chegar nela. A prefeitura tinha que tomar uma atitude, pois muitos turistas reclamam dessa rua que é uma das principais de Maresias, isso pode acabar manchando a imagem do lugar. A solução seria instalar a rede de esgoto e pavimentar todas as ruas”, acrescentou Santos.

Para Sérgio Félix Araújo Chagas, que responde pela Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), se a rua da Cesp não tivesse tubulações de água e fosse pavimenta a situação ficaria pior. “Os moradores estão equivocados em dizer que a urbanização da Cesp acarretou em problemas para as outras ruas. Sem as canalizações que colocamos na Cesp, as ruas estariam em estado lastimável, pois essa tubulação ajuda na vazão da água naqueles perímetros para os córregos e rios, ajudando assim a conter o nível da água nessas ruas” explicou.

Sergio Félix também falou sobre a possível solução para as ruas não ficarem como estão. “Existem várias etapas para conseguirmos alcançar o objetivo de deixar as ruas em bom estado. O primeiro passo foi a Cesp e agora temos que tentar fazer o que fizemos lá nessas outras vias públicas. Porém, isso demanda tempo e verba. Não posso garantir que amanhã iremos solucionar o problema, mas garanto que já temos em mente uma solução.” afirmou.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.