São Sebastião

Mudança no sistema de cobrança da Ecobus gera atraso em viagens e reclamações de usuários

Tamoios News
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Novo sistema de cobrança eletrônica foi lançado recentemente; demora nas viagens tem gerado reclamações

Na Costa Sul, alguns usuários relataram que o tempo da viagem dobrou desde a implantação do sistema de pagamento por cartão

A empresa Ecobus, responsável pelo transporte coletivo no município de São Sebastião anunciou recentemente a aquisição de novos veículos para a frota e a implantação das catracas eletrônicas, cujos pagamentos ocorrem via cartão magnético. Apesar disso, a novidade tem gerado alguns transtornos a usuários, como atrasos e viagens mais demoradas. 

Quem já sentiu isso na pele foi Maria Madalena Santos, que mora na Costa Sul e precisou vir ao centro para buscar um remédio. Ela pegou o ônibus no bairro em que reside às 13h50, mas só conseguiu chegar ao centro da cidade às 17h.

Outra moradora da Costa Sul, que reclamou da demora, foi Rosa Maria Pereira da Silva. Ela estava no centro, porque precisou ir ao Hospital de Clínicas. Ao voltar, conseguiu embarcar sentido Barra do Una às 11h, mas só chegou no destino às 14h50. Segundo ela, um tempo bastante superior do que o de costume.

Para a usuária do transporte coletivo, com o novo sistema de cobrança, o motorista passou a executar o serviço que até então era feito por uma segunda pessoa, os cobradores. Assumir esse novo papel é que seria um dos principais motivos dos atrasos. “Acho que o motorista que agora está cobrando as passagens, não têm preparo para isso. Vim num veículo lotado, com idosos e criança, e levamos mais de três horas para chegar”. 

Ela também relatou que um agravante da situação é o calor excessivo enfrentado pelos usuários. “Estava um calor insuportável, todo mundo nervoso e revoltado. Por quê não instalaram um sistema de ventilação, no lugar dessa cobrança”?

Outro lado

A Ecobus, por meio da assessoria de imprensa, esclareceu que esses problemas devem se normalizar em breve, pois é previsto que no início da operação ocorra algum atraso porque as pessoas estão se adaptando ao sistema. 

Segundo informou, desde a semana passada a linha 51 – Cidade/Boracéia está circulando em novos horários, para tentar resolver essa situação. Ao logo de todo o dia, os fiscais da empresa estão acompanhando os horários, e se for necessário, farão novos ajustes para atender bem a maioria dos usuários.

A empresa aponta que, com o tempo, o sistema de catraca eletrônica vai mostrar que é mais ágil e seguro. O passageiro fará o pagamento sem ajuda e, caso perca o cartão, poderá resgatar os seus créditos, sem prejuízos. Isso também coloca fim à algumas ilegalidades como a venda de passes, por exemplo.

Conforme apontado pela empresa, também houve registro de algumas pessoas que tentaram prejudicar o funcionamento do novo sistema, como um caso em que o passageiro mastigou o cartão e depois colocou no validador para bloqueá-lo e causar atrasos na linha. 

Cobradores

Sobre o cobrador, quando as pessoas se adaptarem ao sistema, essa função não será mais necessária na Ecobus. Os cobradores da empresa que já tem a CNH, categoria D, vão participar de treinamentos e cursos para se transformarem em motoristas. Os demais serão remanejados para outros setores da empresa. Não haverá demissão por conta da catraca eletrônica.

Atendimento

A Ecobus destacou que o passageiro também pode entrar em contato com a empresa pelo 08007710507, sac@ecobus.com.br, pela fanpage da Ecobus, quando tiver dúvidas, sugestões ou reclamações.

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