São Sebastião

Obras da Queiroz Galvão são interditadas pela Prefeitura

Tamoios News
Foto: Marcos Bonello

Por Leonardo Rodrigues, de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião interditou as obras da Queiroz Galvão – empresa responsável pela construção do trecho do Contorno Sul no município, na manhã desta segunda-feira (24). A interdição tem como base o laudo da Defesa Civil em vistoria realizada nos imóveis do bairro da Olaria, próximo às obras, além de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, que também autuou a empresa por ações mitigatórias já acordadas, que não foram atendidas.

A empresa enfrentou protestos na última semana, com queixas de trabalhadores e ex-funcionários. Cerca de 50 pessoas, entre ex-funcionários da Queiroz Galvão e trabalhadores da construção civil que estão desempregados, protestaram na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião, na quinta-feira (20). Os trabalhadores, que são especializados em diversos segmentos de obras, reclamaram que a empresa estaria contratando pessoas de outras cidades para as vagas remanescentes.

Durante os protestos, o prefeito Felipe Augusto (PSDB) avisou que a Secretaria de Meio Ambiente iria fiscalizar todo o canteiro de obras da estrada, além de oficiar o Ministério do Trabalho para fiscalizar as contratações e condições de trabalho dentro da empresa. Na ocasião, Felipe Augusto também solicitou que a Defesa Civil fizesse um levantamento de todas as casas com denúncias de rachaduras por causa da obra, no bairro da Olaria, na região central.

O chefe do Poder Executivo também prometeu suspender o alvará de funcionamento do alojamento da empreiteira Queiroz Galvão, que ocupa parcialmente imóvel municipal, no bairro do Jaraguá, e que abriga trabalhadores da obra. Ele determinou que, além da suspensão do alvará, seja também revogado qualquer contrato existente com a empresa para ocupação da área municipal.

O município também não deve mais permitir a circulação de caminhões superdimensionados da empresa que necessitam de autorização especial para trafegar. Outra medida determinada pelo tucano aos técnicos da prefeitura foi o levantamento da licença de uso e ocupação do solo da obra do Contorno Sul no município.

A Administração Municipal também pediu rigor na fiscalização da contrapartida da empresa na recuperação das vias públicas danificadas pela circulação dos caminhões da obra.

Outro lado – A empresa Queiroz Galvão se pronunciou por meio da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), que confirmou ter recebido da Defesa Civil de São Sebastião, Auto de Interdição do emboque Sul do Túnel 402, trecho das obras da Nova Tamoios Contornos executadas em São Sebastião nesta segunda-feira (24). No momento, a Companhia e a construtora responsável pelas obras neste trecho disponibilizam toda a documentação técnica solicitada, sendo que boa parte dela já era de conhecimento anterior da Municipalidade.

A empresa também afirmou que obras de túneis exigem monitoramento constante e não devem ser interrompidas sem o competente planejamento prévio, sob risco de danos a sua estrutura e entorno.

Por estas razões, a Dersa acredita que a referida interdição deverá ser suspensa logo após a nova vistoria dos técnicos da Defesa Civil de São Sebastião, agendada para esta terça-feira (25), no período da manhã.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.