Cidades São Sebastião

Prefeitura promove ações sobre conscientização do câncer de mama

Tamoios News

Este mês é marcado por ações na área da Saúde, para a conscientização e combate ao câncer de mama. Durante o mês de Outubro, no mundo todo terá atividades para incentivar a população no controle da doença.

A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) vai participar da campanha mundial do “Outubro Rosa”, que tem por objetivo chamar a atenção das mulheres ao câncer de mama. Todas as mulheres devem fazer o autoexame em casa, e se nele detectado algum nódulo procurar o posto de saúde mais próximo de casa para o encaminhamento do exame de mamografia.

As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade devem fazer todo ano o exame de mamografia, pois essa idade é considerada a de mais risco para a saúde da mama. Segundo a secretária adjunta de saúde, Denise Passarelli, a importância da campanha é extrema. “É preciso conscientizar, pois essa doença pode e deve ser prevenida, além de que se detectada no começo a chance de cura é grande”, disse ela.

Confira aqui a programação das ações em São Sebastião: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/campanhas/outubro_rosa_2017.pdf

História do Outubro Rosa – Segundo o site do oficial do movimento popular internacionalmente conhecido, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.