São Sebastião Turismo

Refúgio de Alcatrazes deve ser aberto à visitação pública em breve

Tamoios News

 

Curso para capacitação de condutores subaquáticos e de visita embarcada aconteceu no final de junho, capacitados deverão atender à demanda turística do arquipélago

 

O arquipélago de Alcatrazes – localizado a 35 quilômetros da costa de São Sebastião – deverá ser aberto à visitação pública até o final do mês de julho.

A informação é do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidades), que deu início esta semana ao 2° Curso para Capacitação de Condutores de Visitação Pública do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes.

De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Apoena Calixto Figuerôa, o curso conta com a participação de cerca de 60 alunos e 10 instrutores e tem por objetivo capacitar condutores subaquáticos e de visita embarcada que, somados aos condutores capacitados no primeiro curso – realizado entre março e abril –, deverão atender à demanda turística relacionada à visitação do Arquipélago dos Alcatrazes.

“Na parte teórica, já finalizada, foram abordados conteúdos relacionados à conservação de ecossistemas, fauna e flora locais, regras da visitação e manejo vigentes, assim como aspectos envolvendo a segurança da navegação e mergulho“, contou Apoena.

A capacitação teórica foi realizada na Fundação Cultural e Educacional (Fundacc) de Caraguatatuba, com a colaboração do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMAR-USP), do Laboratório de Biologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (LABECMAR-UNIFESP), da National Association of Underwater Instructors (NAUI), do Instituto Argonauta e da Marinha do Brasil.

Os alunos aprovados na prova teórica aplicada ainda terão que passar por uma aula prática que será ministrada no arquipélago. A partir daí, estarão preparados para trabalhar no local e atender a demanda turística.

Para o secretário ajunto de Turismo Leandro Saadi a capacitação dos envolvidos neste operação turística é muito importante. “O arquipélago de Alcatrazes é um ambiente que ficou isolado por mais de 30 anos do uso público e para garantir que está área tão sensível e peculiar a capacitação dos guias embarcados e condutores subaquáticos é primordial para causar o mínimo de impacto possível”, disse o secretário que também participou desta capacitação.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.