São Sebastião

Ressaca avança e rompe duna de areia em Barra do Una

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Parte do banco de areia entre o rio e o mar ficou submerso

Ventos fortes também provocaram queda de duas árvores em bairros da Costa Sul

Um dos cartões-postais de São Sebastião, o banco de areia na praia de Barra do Una, Costa Sul, foi transformado na quarta-feira (27) devido às mudanças climáticas que atingiram o Litoral de São Paulo com chuvas, ventos e o avanço do mar. Com ondas de até três metros, a ressaca na praia de Barra do Una rompeu o banco de areia e as águas do mar se uniram as do Rio Una. Porém, não houve problemas como pontos de alagamentos e inundações devido à maré alta, explicou o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Carlos Eduardo Santos (Carlão).

Desde a manhã, Carlão e sua equipe percorreram todos os bairros da Costa Sul, principalmente os pontos críticos de inundações e escorregamentos para verificar a situação dos locais em função das chuvas, da maré alta e ventos fortes. A mudança no clima foi provocada por uma massa de ar polar que chegou ao País nesta quarta-feira, provocando queda brusca de temperatura.

A ressaca que atinge as praias da região ocorre em função de um grande ciclone extratropical que avança por alto mar ao largo do Uruguai e Rio Grande do Sul, o que tem provocado ondas com mais de três metros na Costa de São Paulo, segundo dados meteorológicos. De acordo com o chefe da Defesa Civil, as ondas atingiram cerca de três metros em Barra do Una e chegaram a 3,5 metros na praia de Boiçucanga, mas sem registros de ocorrências.

Queda de árvores

Já ventos fortes de até 83 km/h, principalmente na parte da manhã, provocaram a queda de duas árvores que foram removidas pela Defesa Civil na Costa Sul do município. Uma delas, de 18 metros de altura, caiu na Rua Rio Pequeno, em Boiçucanga, atingindo um poste e quase afetou uma residência. A outra, de menor porte, caiu na Rua Ana, em Juquehy, mas não provocou danos.

Segundo Carlão, é importante que as pessoas permaneçam em casa e evitem passar pelas praias por causa da ressaca que, de acordo com as previsões meteorológicas, continua nesta quinta-feira (28). Já, no caso de ser constatado qualquer outro problema ou pontos de alagamentos em função da maré alta, é importante ligar imediatamente para a Defesa Civil no 199.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMSS

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.