Polícia São Sebastião

“Rolezinhos” na Rua da Praia despertam ações da PM e Poder Público

Tamoios News
Marcos Bonello/PMSS. Ação pode ser intensificada nos fins de semana

Por Leonardo Rodrigues, de São Sebastião

A aglomeração de jovens, mais conhecida como “rolezinhos”, está despertando ações por parte da Polícia Militar (PM) e Poder Público em São Sebastião. Locais como a Rua da Praia, no Centro da cidade, têm registrado problemas relacionados a frequência desses aglomerações.

Os membros da Associação dos Artesãos de São Sebastião, que se sentiam inseguros com relação aos “rolezinhos”, procuraram representantes dos órgãos públicos para discutir detalhes de um plano de ação. A reunião culminou em uma operação de conscientização aos comerciantes sobre a venda de bebida alcoólica para menores de idade visando solucionar problemas relacionados à aglomeração de jovens. A ação conjunta entre PM e a Prefeitura, com a participação de diversas secretarias, tem a intenção de ser constante e intensificar nos finais de semana.

O Tenente da PM, Eduardo Gonzales, explicou que a natureza dessas ações tem função preventiva, com o objetivo de orientar e não reprimir. “Não queremos impedir que os jovens possam se reunir. Mas de forma ordeira e que não exponha crianças e adolescentes à situações de vulnerabilidade”, explica.

A primeira ação em conjunto, para conscientizar comerciantes sobre venda de bebida alcoólica para menores, foi realizada na última sexta-feira (28).  Participaram a Polícia Militar e as secretarias de Segurança Urbana (Segur), de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), de Saúde (Sesau), da Fazenda (Sefaz). As secretarias também disponibilizaram guardas civis municipais (GCM), assistentes sociais, conselheiros tutelares, agentes de vigilância em saúde e sanitária, e fiscais de posturas, para colaborar.

De acordo com o Tenente Gonzales, não apenas estabelecimentos comerciais, mas os próprios adolescentes foram abordados. “Houve a intervenção em alguns adolescentes, onde foi acionado o Conselho Tutelar, que posteriormente em alguns casos chamou os pais para orientarem”, relata. Segundo ele, sempre que forem identificados locais com registro de problemas relacionados aos “rolezinhos” será feito patrulhamento. “Vale ressaltar que não queremos impedir encontro de jovens, mas justamente garantir que eles possam curtir a noite com segurança, saúde e tranquilidade”, considera.

O trabalho foi reconhecido pelos próprios reclamantes, no caso a Associação dos Artesãos. “Foi uma ação excelente, e deu muito resultado”, comentou Solange Cavinatti, representante dos Artesãos

Segundo o secretário adjunto da Setradh, Ubirajara Nascimento, essas ações têm o objetivo de orientar. “A intenção foi promover um trabalho intersetorial para poder, além de solucionar um problema imediato, que podem causar problemas maiores como consumo de álcool e substâncias ilícitas por menores de idade, fazer uma ação informativa, de orientação junto ao comércio, para evitar que aconteça”, frisou o secretário.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Edgar Celestino considerou a ação bem-sucedida, sem nenhuma ocorrência grave. Apenas o registro de abordagens corriqueiras e casuais nos fins de semana.  Celestino afirma qu a GCM tem trabalhado em harmonia com a Polícia Militar para proporcionar maior segurança para os munícipes.

1 Comentário

  • Na minha época, com 11 anos eu trabalhava e estudava. Esses jovens de hoje são tudo nóias atrás de sexo, drogas e funk putaria ostentação.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.