Ubatuba

Ação solidária: jovens doam alimentos e roupas para moradores de rua em Ubatuba

Tamoios News
Raell Nunes

Raell Nunes

15 jovens distribuíram roupas e alimentos para moradores de rua em locais da cidade, tais como Centro, Praia Grande e Perequê-Açu

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Cobertores, calças e blusas de frio, café, leite, pães e bananas. Com todos esses itens acomodados num veículo, um grupo de voluntários se reuniu para fazer uma ação voluntária em Ubatuba. No início da noite de domingo eles pararam o automóvel ao lado da Praça 13 de Maio, no Centro, e começaram a distribuir alimentos e vestimentas a moradores de rua da cidade.

“É de graça?”, questionou um andarilho. “Sim, fique a vontade”, respondeu um dos doadores, enquanto o servia com um copo de café com leite. Os mendigos agradeceram as cobertas e blusas de inverno e afirmaram que tudo veio em boa hora. 

Além da região central, os jovens voluntários repetiram a ação em outros bairros de Ubatuba, continuando as atividades até por volta das 23h.

Com os cabelos brancos, escondidos pelo boné, uma tatuagem em evidência no braço direito, calçando chinelos cujas tiras estavam presas por pregos, Altair Melo, 52, foi uma das pessoas beneficiadas com a ação. Ele já está nas ruas há 20 anos.

“Eu moro na rua, mas sou trabalhador. Faço de tudo: pesco, pego latinha e tudo mais. Durmo, às vezes, nos barcos dos pescadores ali perto do Morro da Prainha. Minha família me abandonou. A vida é assim mesmo”, disse em entrevista, depois de agradecer aos jovens os mantimentos que recebeu. 

Com dreads na cabeça, sandálias e uma camisa colorida, Negreti da Estrada, como prefere ser chamado, disse que só tinha uma imensa gratidão ao movimento. “Moça, preciso de um moletom”. Ele falou que estava fazendo frio e precisava se esquentar para continuar a fazer seus artesanatos. 

Uma das organizadoras da ação solidária, Marinara Gomes, 20, é dona de um supermercado no bairro do Sumidouro, e afirmou que essa foi a primeira vez que organizaram essas doações. Segundo ela, mais de 40 moradores de rua foram atendidos. “Eu me sinto muito bem, quando faço o bem”, comentou.

De acordo com o pessoal da organização, muitas roupas e alimentos sobraram. Eles ainda pretendem fazer mais doações na semana que vem. Porém também vão focar em outros lugares carentes, como o Lar Vicentino (casa de idosos). Com o pão que sobrou pretendem fazer torradas e novamente ir às ruas atrás de quem passa necessidades pelas ruas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.