Condições das praias Ubatuba

Com mais de 100 praias em Ubatuba, Cetesb monitora qualidade das águas de 24; Fortaleza está fora da lista

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

 

Segundo a companhia, são executadas ações de prevenção e controle de fontes de poluição ambiental na Fortaleza; Portal Tamoios News recebeu denúncias de qualidade de duas praias em Ubatuba

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Ubatuba consolida-se como uma cidade turística que atrai mais de 1 milhão de visitantes na alta temporada. Os visitantes vêm em busca do que a cidade tem de mais interessante: as praias, que são mais de 100. No entanto, apenas 24 têm monitoramento na qualidade e balneabilidade das águas realizado semanalmente pela Cetesb  (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Existem 26 pontos de amostragem para fiscalizar a qualidade do mar, sendo que no Itaguá e na Lagoinha há dois locais. Além destes locais de monitoramento, também são fiscalizadas sete praias vinculadas à Ilha Anchieta. Todavia, uma das praias mais bonitas e visitadas de Ubatuba, a Fortaleza, não é supervisionada pela Cetesb. A Praia Brava, também muito frequentada, não é inspecionada.

Segundo a Cetesb, a avaliação da qualidade nas águas das praias do litoral paulista é realizada em 172 zonas de amostragem, distribuídas em 156 praias, com frequência semanal. A seleção das praias contempladas pelo programa de balneabilidade da Companhia Ambiental leva em consideração fatores, tais como a frequência de banhistas, a fisiografia da praia e os riscos de poluição que possam existir – adensamentos urbanos sem infraestrutura de esgoto sanitário.

Denúncia –  O Tamoios News recebeu uma denúncia referente às praias Brava e Fortaleza, que ficam ao Sul de Ubatuba. Conforme queixa, no final da tarde, com maré alta, havia lixo nas águas do mar, incluindo comida, sacolas plásticas e até cabides. Diante do acontecido, turistas revindicam monitoramento na qualidade e balneabilidade das praias. Até um abaixo-assinado virtual foi criado.

Ao Tamoios News, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo disse que embora a Praia da Fortaleza não faça parte da rede de balneabilidade da Cetesb, a Agência Ambiental de São Sebastião é responsável pela fiscalização do município de Ubatuba.

Segundo informou, são executadas ações de prevenção e controle de fontes de poluição ambiental que atinjam os recursos naturais, além do atendimento de denúncias da população.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, mas não obteve retorno até o fechamento.

1 Comentário

  • Quanto as praias temos a praia do Pereque Mirim uma pequena praia , onde desagua o rio que vem do sertão .
    Um local muito populoso.
    Para minha surpresa não costuma aparecer em praias poluídas.
    Coisa que todos nos moradores sabemos estar poluida

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.