Geral Ubatuba

Jacques Cousteau ganha monumento no Itaguá

Tamoios News

Artista Fábio Souza restaurou a estátua feita há 21 anos  

Por Salim Burihan

A estátua de Jacques Cousteau, restaurada pelo artista plástico Fábio Souza, será instalada na Praça da Baleia, no Itaguá.

Estátua submersa em 1997 na Praia do Leste

A inauguração do monumento, será no sábado (9), às 9 horas. A programação terá também a soltura de tartarugas pelo Projeto Tamar.

A estátua, que homenageia o oceanógrafo Jacques Costeau, falecido em 1997, tinha sido submersa no mar de Ubatuba, pela associação de Operadoras de Mergulho da cidade.

A estátua, em tamanho natural de Costeau, foi retirada do fundo do mar, da Praia do Leste, na Ilha Anchieta, no ano passado, para ser restaurada. O monumento apresentava acúmulo de sujeira e a face estava irreconhecível.

O Aquário de Ubatuba, então, contatou o artista plástico Fábio Souza para fazer a interpretação do monumento e restauração do mesmo.

O artista aceitou o desafio em transformar a arte em uma escultura atrativa fora do mar, tendo sua metade preservada e a outra restaurada, para que possa expor essa ação do período.

Para Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba, fundador do Instituto Argonauta e presidente do Ubatuba Convention and Visitors Bureau, é uma grande honra prestar essa homenagem a quem foi um dos grandes incentivadores de sua vida profissional.

“Pessoalmente fui influenciado positivamente pelo Jacques Cousteau a seguir essa profissão e levantar a bandeira de conscientização e cuidado com a vida marinha”, destacou.

O escultor e artista plástico, Fábio Souza, também se emociona ao falar dessa obra, ressalvando que também é um marco pessoal.

“Eu conheci o trabalho do Cousteau com meu pai, quando eu ainda era criança. Faço uma homenagem a ele. Cousteau foi um grande ambientalista e pioneiro na preservação e conscientização”, destaca Souza.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.