Ubatuba

Moradores e turistas reclamam da falta de sinalização em Ubatuba

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

Município informou que elabora diagnóstico em conjunto com esferas estadual e federal

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Ubatuba enfrenta várias dificuldades estruturais e também no turismo, o setor que mais tem potencial. Orçamento pequeno e falta de políticas públicas são alguns dos motivos que fizeram a cidade das mais de 100 praias avançar pouco. E um dos problemas recorrentes apontados por moradores e turistas é quanto à escassez de sinalização em vias públicas e pontos turísticos.

Os visitantes ouvidos pela reportagem apontam, por exemplo, que as informações para chegar ao Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Refúgio do Corsário são muito boas. Em contraponto, lamentam pela falta de anúncio prévio em placas de lugares belos em Ubatuba.

“É complicada essa situação. Eu fui às praias que não tinham nenhuma sinalização. Os lugares eram lindos, mas não possuíam sinalização. Eu entrei em locais que as placas eram feitas a mão, com pincel e madeira. Sem falar na falta de manutenção no que já tem por aí”, comentou a turista Alexandra Ribeiro Silvestre, de Araraquara (SP).

Outra adversidade é a carência de informações em vias de bairros da cidade. “Até o carteiro fica um pouco perdido por aqui. A rua não tem nome na placa e quando tem está meio apagado. As pessoas te param e ficam te perguntando onde é tal lugar, porque nada indica”, afirmou o morador Marcelo da Silva Sena, do bairro Bela Vista.

Outro lado – Sobre a questão, a Secretaria Municipal de Habitação e Planejamento Urbano informou que está realizando um diagnóstico da cidade em relação à falta de sinalização, o que abrange tanto as placas indicativas (turismo e outros serviços) quanto os nomes de ruas na municipalidade.

Segundo informou, quando este levantamento for finalizado será aberta licitação. Ainda conforme esclareceu, este trabalho é feito em diálogo com outras secretarias, como é o caso de Turismo e Segurança, para os assuntos referentes ao trânsito, bem como com esferas do governo estadual e federal.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.