Litoral Norte Ubatuba

Moradores em áreas de risco devem ficar em alerta com chuvas na temporada

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes/TN

Entre dezembro e março Ubatuba sofre com tempestades


Por Raell Nunes

As chuvas fortes entre os meses de dezembro e março é algo que assusta moradores de regiões em áreas de risco. Os locais de perigo no município são 24 – que podem sofrer alagamento, deslizamento de encostas ou até mesmo desmoronamento.

Diante das circunstâncias, residentes ameaçados por essas possibilidades estão em alerta. É o caso do morador Evair dos Santos, 37, do bairro Bela Vista, que declarou sua insegurança quando há uma tempestade na região. Ele contou que as águas já invadiram sua pequena casa.

“Certa vez choveu muito, que até os móveis ficaram alagados. Tive que comprar outro fogão. Mas eu fico com medo mesmo é dos deslizamentos de terra, porque a gente mora em cima do morro e pode cair na gente. De noite não durmo quando chove demais.”

Casos como o de Evair, que perdeu seu eletrodoméstico, são comuns em “épocas de águas” na região Sudeste – na qual Ubatuba está inserida. Rose Aparecida, 46, teve sua casa alagada. “Tive que ficar na casa de minha tia com as duas crianças, porque não tinha condições de ficar lá no Taquatal. Perdi a TV, o computador e meu ventilador”, diz, com um ar de lamentação.

Prevenção – Existem 22 pluviômetros automáticos e mais sete semiautomáticos do Norte ao Sul de Ubatuba. Estes itens servem para monitoramento da Defesa Civil para saber em qual área que corre risco de deslizamento de terra ou enchentes está chovendo mais.

O índice pluviométrico da cidade é de 100%. Quando há registros em bairros maiores que este número, 150% por exemplo, a Defesa Civil já fica em estado de alerta.

“É feito o monitoramento 24 horas das áreas de risco por meio dos pluviômetros automáticos (via satélite), pois o índice pluviométrico limite para Ubatuba é de 100 milímetros”, explicou o coordenador da defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, o Guara.

A Defesa Civil de Ubatuba trabalha na implantação de um aplicativo de emissão de alerta, não somente em questões climáticas, mas referente à Polícia Militar, bombeiros dentre outros.

A ferramenta é uma adaptação dos utilizados no Chile para prevenção de terremotos. Inicialmente, os presidentes de associação de bairro e lideranças locais serão orientados a baixar o aplicativo, que facilita a emissão de alertas. Por hora, o whatsapp vem viabilizando a comunicação.


Dicas:

Veja os indícios de ocupação irregular:
Áreas de alagamentos: são lugares que ficam próximos aos rios ou dentro da faixa de proteção de mananciais;
Áreas de deslizamento: são pontos que estão próximos às encostas ou onde houve retirada de material rochoso e de vegetação;
Áreas de incêndio florestal: são locais que têm muitas ocorrências de queimação mata.

Consequências:
Áreas de alagamentos: riscos de soterramento, destruição do imóvel, devastação da fauna e flora. Retirada do imóvel por mandato judicial;
Áreas de alagamentos: inundação do imóvel, podendo causar mortes pela correnteza das águas. Riscos de contaminação de doenças;
Áreas de incêndio florestal: destruição por combustão do imóvel e queimaduras nas pessoas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.