Notícias Ubatuba

Prefeitura participa de entrega de selo internacional “Bandeira Azul” a Marina

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Marina Kauai é a primeira do Litoral Norte a receber a certificação; objetivo é elevar a consciência sobre proteção de ambientes marinhos e lacustres

 

A Prefeitura de Ubatuba participou da cerimônia de entrega do selo ambiental internacional Bandeira Azul à Marina Kauai nessa sexta-feira (24). A certificação é concedida às marinas que fazem um esforço especial para gerenciar suas ações com respeito ao meio ambiente e à natureza local.

O Bandeira Azul é um selo socioambiental amplamente reconhecido no mundo e cujo objetivo principal é elevar o grau de conscientização da sociedade e dos gestores públicos e privados sobre a necessidade de proteger os ambientes marinhos e lacustres, incentivando a busca por qualidade. Ele é aplicado a praias, marinas e também empresas Operadoras de Embarcações de Turismo Sustentável.

Para ser certificada, a marina se obriga a cumprir uma série de critérios relacionados a seis áreas principais: informação e educação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços, qualidade da água, responsabilidade social corporativa e envolvimento social comunitário. No Brasil, a Kauai é a quarta marina a conquistar a certificação, sendo a primeira no Litoral Norte.

O selo integra o Programa Bandeira Azul, criado em 1985 na França pela instituição internacional sem fins lucrativos “FEE – Foundation for Environmental Education” (www.fee.global), que passou a ser implementado em 1987. No Brasil, há um total de 10 Bandeiras Azuis para a temporada 2017/2018.
Estiveram presentes ao evento representando a prefeitura o vice-prefeito de Ubatuba e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé), o secretário de Meio Ambiente, Anthero Mendes Pereira Júnior, o secretário de Habitação e Planejamento Urbano, Wilber Cardozo, e o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Paiva de Medeiros.

“Esse selo conquistado pela marina é importante para toda a cidade de Ubatuba e motiva todos os setores, não apenas o náutico, a assumir os mesmos compromissos com o respeito ao meio ambiente e às comunidades que vivem no município”, destaca Pelé.

Outras três marinas de Ubatuba já entraram na fase piloto para recebimento da certificação no próximo ano. Mais informações sobre o Bandeira Azul podem ser obtidas no site do programa: http://www.bandeiraazul.org.br/

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.