Litoral Norte Religião

Livros da Cúria do Litoral Norte registram o dia a dia das cidades desde 1700

Tamoios News

Documentos da Cúria Diocesana de Caraguá são pesquisados para processos de cidadania, comprovação de parentesco e herança

 

Por Salim Burihan

Os livros com os registros históricos da Igreja Católica do Litoral Norte estão cada vez mais sendo procurados interessadas em fazer pesquisa da cidadania, verificar a árvore genealógica ou para prova de parentesco na busca por herança.

Os documentos estão armazenados na sede da Cúria Diocesana de Caraguatatuba, em um lugar especial. O acesso às pesquisas deve ser agendado previamente com a Cúria, através do telefone 3883-4888.

A pesquisa nos livros é feita às terça-feira, no período da tarde. A sede da Cúria fica na Rua Santos Dumont, 100, no centro de Caraguá.

O arquivo da Igreja Católica conta com cerca de 120 livros, que registram a vida social de nossas cidades a partir de 1700.

No passado, eram registrados nos livros das igrejas os nascimentos, batizados, casamentos e óbitos ocorridos nas cidades da região.

Os padres das paróquias faziam esses registros nos livros da Igreja. Foi assim até 1906, quando surgiram os primeiros cartórios na região.

Os livros permaneceram nas paróquias até 1999, quando da criação da Diocese de Caraguatatuba. A partir deste ano, os documentos foram encaminhados para a sede da Cúria, em Caraguá.

Selma Nader, funcionária que cuida do acervo na diocese há 20 anos, conta que, os livros foram recolhidos das paróquias e armazenados na sede da diocese, para preservação e recuperação dos documentos.

Hoje, todos os livros que pertenciam as Igrejas do litoral Norte estão na sede da diocese em Caraguá.Segundo ela, alguns livros foram resgatados na Diocese de Taubaté e, até mesmo, na Arquidiocese de São Paulo.

Para poder cuidar da documentação e coordenar as pesquisas aos livros, Selma fez um curso de Paleografia, o que facilitou a leitura e principalmente, conhecer os tipos de grafias utilizadas pelos padres responsáveis pelos registros ao longo dos anos.

Selma Neder, fez curso especial para lidar e preservar os documentos

“O formato das letras são bastante diferentes”, afirma Selma. Segundo ela, muita gente procura a diocese para pesquisar nos livros dados de seus antepassados.

As informações podem ajudar no registro de cidadania, inventários e na elaboração da árvore genealógica das famílias.

Para manuseá-los é preciso muito cuidado e o uso de luvas, máscaras e aventais. “Tem muito ácaro, por isso, a necessidade do uso de luvas e máscaras”, explicou Selma.

Ela assessora, pessoalmente, todas as pessoas que vão até a Cúria fazer pesquisas nos livros da Igreja.

Os livros são exemplares interessantes. A maioria está preservada, mas alguns necessitam de restauração. Um trabalho muito caro, que necessitaria de apoio financeiro de empresas privadas.

Algumas prefeituras tentaram incorporar os livros de suas paróquias aos seus acervos públicos, mas isso não é possível, porque os exemplares são de propriedade da Igreja Católica.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.