Saúde e Bem Estar

Caraguá e São Sebastião intensificam vacinas contra HPV e meningite

Tamoios News
Foto: Divulgação

Imunização teve início nesta segunda-feira (24) nos dois municípios

As Secretarias Municipais de Saúde de Caraguatatuba e de São Sebastião intensificaram as campanhas de vacinação contra HPV, Hepatite B e Meningite C. Segundo as prefeituras, a determinação partiu do Governo do Estado e pretende imunizar adolescentes de 9 a 14 anos e adultos em geral.

As vacinas são gratuitas e estarão disponíveis em todas as unidades de saúde das duas cidades dos município até a próxima sexta-feira (28). É necessário levar documento de identidade e carteira de vacinação.

Entre os jovens, podem se vacinar contra o HPV as meninas entre 9 e 14 anos de idade e os meninos com idades entre 11 e 14 anos. A imunização para Meningite, a vacina meningocócica, abrange meninos e meninas com idades entre 12 e 13 anos de idade.

Já as doses de Hepatite B serão oferecidas para todas as faixas etárias. Antes da intensificação a vacina era oferecida em São Sebastião apenas para pessoas com até 49 anos.

A coordenadora da vacinação em Caraguatatuba, Daniele Rodrigues, falou que a vacina da hepatite B é importante, pois evita as complicações que a doença pode causar como uma cirrose e o câncer de fígado. “Já a vacina contra o HPV é indicada para a prevenção de câncer do colo do útero e verrugas genitais. A imunização contra a meningite previne inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção”, afirmou.

Hepatites Virais – O mês de julho foi escolhido para também intensificar as ações de combate às hepatites virais. O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites é celebrado no dia 28 de julho.  Em São Sebastião foram programadas ações a partir desta terça (25). Confira:

Dia: 25/07

Horário: 8h às 21h

Local: UBS Enseada

Ações: Testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV

Orientações: Roda de Conversa “Falando de Hepatites” com Dr. Alexandre Dias (Infectologista)

Dia: 26/07

Horário: 9h às 17h

Local: Centro de Saúde do Topolândia

Ações: Testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV

Orientações: Roda de Conversa “Falando de Hepatites” com as Enfermeiras da Unidade

Dia: 27/07

Horário: 9h às 17h

Local: Centro de Saúde de Boiçucanga

Ações: Testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV

Orientações: Roda de Conversa “Falando de Hepatites” com as Enfermeiras da Unidade

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.