Saúde e Bem Estar

São Sebastião é a única do litoral que oferece vacina da gripe para toda população

Tamoios News

Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba informaram nesta segunda (5) que vão manter imunização somente aos grupos prioritários

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Nesta segunda-feira (5), a população do Litoral Norte procurou os postos de saúde após o anúncio do Ministério da Saúde de que a vacina contra a gripe seria liberada para todas as pessoas, que estivessem fora do grupo prioritário. No entanto, o Estado de São Paulo, que tem autonomia neste caso, não aderiu à medida e manteve a imunização apenas do público-alvo da campanha 2017.

Nas cidades da região não foi diferente. Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba informaram ao Tamoios News que vão manter a vacinação apenas para os grupos da campanha deste ano até o próximo dia 9 de junho (sexta-feira).

Na contramão desses municípios, São Sebastião é a única que vai manter a vacinação a todas as pessoas, independente de estarem ou não nos grupos de risco, enquanto durarem os estoques. A informação foi confirmada pela própria prefeitura ao Tamoios News na manhã desta segunda-feira (5).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a meta de vacinação de 90% para os grupos prioritários, sugerida pelo Ministério da Saúde, foi atingida com os profissionais da saúde, idosos, puérperas e indígenas. Já a meta para as crianças e gestantes está em 79% e 65% respectivamente – estes dois segmentos terão prioridade na vacinação

Já a Prefeitura de Caraguatatuba chegou a anunciar no sábado (3) que a vacinação seria aberta a toda a população a partir de hoje (5). Porém, na manhã desta segunda, a administração emitiu uma nova nota à imprensa sobre a determinação de manter a imunização somente ao grupo prioritário.

Estão no grupo, segundo a Secretaria de Saúde de Caraguá, as crianças de seis meses até cinco anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres que fizeram o parto num período de 45 dias), trabalhadores de saúde (com apresentação de crachá ou holerite e mais documento com foto); pessoas portadoras de doenças crônicas (mediante apresentação de prescrição médica) e professores da rede pública e privada (com apresentação de crachá ou holerite, mais documento com foto).

“Além disso, também fazem parte do grupo: policiais (civil e militar), Bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios e da Defesa Civil. É necessário comprovar identificação através do crachá ou holerite”, afirmou em nota.

Números – Foram aplicadas 9,4 milhões de doses aos grupos prioritários em São Paulo. A meta é imunizar 10 milhões de paulistas. O Estado ainda dispõe de aproximadamente 3,6 milhões de doses destinadas prioritariamente à vacinação dos públicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.