Saúde e Bem Estar

Unidades de Saúde promovem Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

Tamoios News
Foto: PMC

Nove UBS’s de Caraguatatuba e CEM/CEO farão controle voltado à idosos e demais interessados de outras faixas etárias

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promove a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal neste sábado (13), das 8h às 17h, em nove UBS’s (exceto a da Tabatinga) e no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO).

A campanha é direcionada aos idosos, mas pessoas de outras faixas etárias podem fazer a avaliação. A ação ocorre em conjunto com o “Dia D” da Mobilização Nacional para a vacinação contra a gripe.

 A população deve ficar atenta aos seguintes sinais: feridas indolores na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas; e sangramentos sem causa conhecida. Ao identificar um ou mais desses sinais, é necessário buscar ajuda de dentistas ou médicos. Quando o câncer da cavidade oral é diagnosticado cedo, maiores são as chances de cura.

No sábado (13), dentistas da equipe de Saúde Bucal examinarão as pessoas a procura desses sintomas. Caso alguns desses indícios sejam identificados, o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO), no Jardim Primavera, para realizar um exame mais detalhado e se necessário, uma biópsia será feita.

O diretor de Saúde Bucal, Olegário Alves dos Santos, disse que 19 pacientes estão em tratamento no município. “O câncer de boca acarreta complicações graves, como a perda da condição de se alimentar em função da dor”, alerta.

A avaliação também é realizada durante o ano nas UBS’s e no CEM-CEO. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.