Litoral Norte Saúde

Ilhabela promove Campanha Outubro Rosa Pet

Divulgação

O câncer de mama é uma doença que pode atingir não só os seres humanos, mas os animais também. Pensando nisso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e o Centro de Referência Animal (CRA), promovem o Outubro Rosa Pet, no mesmo mês da campanha Outubro Rosa, alusiva à prevenção ao câncer de mama.

As cadelas são as mais afetadas pelo câncer de mama, sendo mais frequente em bichos com idade acima de cinco anos. O diagnóstico precoce pode ser feito com o auxílio dos donos, realizando uma espécie de autoexame no animal, por meio da palpação das mamas da fêmea.

Na campanha do Outubro Rosa Pet, os responsáveis são orientados a realizar um autoexame, à procura de pequenos nódulos firmes, que tenham o tamanho de uma ervilha.

Em 50% dos casos são encontrados tumores malignos, por isso a necessidade de detectá-los precocemente. Quando retirados logo no início, as chances de cura tornam-se altíssimas e muitas vezes nem é preciso submeter o animal a sessões de quimioterapia.

Outra medida preventiva importante, disseminada nas campanhas do mês de outubro, é a castração. A realização precoce do procedimento traz uma grande queda no risco de um câncer de mama aparecer. As fêmeas não castradas têm 26% de probabilidade de desenvolver um tumor maligno na mama; já se a castração for realizada antes do primeiro cio, entre 5 e 9 meses de idade, este índice cai para 0,5%.

Deixe um Comentário