São Sebastião Saúde

Mutirão de Vacinação imuniza mais 700 pessoas contra febre amarela

Tamoios News
Fotos: PMSS/Divulgação

Ação concentrou nos moradores das regiões onde um macaco foi encontrado morto em decorrência da doença

 

Para celebrar o “Dia Mundial da Saúde”, comemorado em 7 de abril, a Prefeitura de São Sebastião promoveu uma série de ações para marcar a data. Entre elas, a implantação de postos volantes de vacinação contra a febre amarela. Segundo informações da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), somente no sábado (7), foram imunizadas mais de 720 pessoas em ações realizadas na região central e também na Costa Sul da cidade.

O reforço das ações de imunização da população deve-se ao fato de, na semana passada, um macaco ter sido encontrado morto em uma trilha na Estrada das Pedras, em Cambury, e após análise do material – coletado durante a autópsia – o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou a morte do animal por febre amarela.

De acordo com a Secretaria de Saúde cerca de 80 mil doses foram disponibilizadas para vacinar toda a população. O último levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica aponta que 60% da população recebeu a dose da vacina.

Durante a semana, as doses da vacina estão sendo disponibilizadas nas 16 salas de vacinação localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) e em duas Unidades de Saúde (Topolândia, Enseada). Nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) o horário de atendimento é das 8h às 16h; nas duas Unidades Básicas da Enseada e Topolândia a vacinação ocorre em horário estendido, das 17h às 21h.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identidade com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças).

As crianças, a partir dos 9 meses de idade, deverão ser imunizadas e, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as contraindicações são para as mulheres grávidas, mães que amamentam crianças até seis meses de idade, pessoas que fazem o uso de medicações imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, câncer e alergia grave ao ovo de galinha.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.