Litoral Norte Saúde

São Sebastião antecipa campanha de vacinação da Febre Amarela

Tamoios News

A imunização da população será feita no período de 29 de janeiro a 17 de fevereiro

 

A Prefeitura de São Sebastião irá antecipar, em uma semana, a data de início da campanha de vacinação contra a febre amarela. A decisão segue uma orientação do Governo do Estado que estipulou o período de 29 de janeiro a 17 de fevereiro para imunizar a população de 54 cidades que residem em áreas ainda não alcançadas pelo vírus, mas, que estão receptivas, pois integram os corredores ecológicos.

O chamado Dia “D” será feito em dois dias 3 e 17 de fevereiro e nestas datas todas as unidades de saúde do Município estarão abertos para atender a população.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), seguindo a orientação do Ministério, será feito o fracionamento de uma vacina, de 0,5ml (considerada padrão) para 0,1ml (o que representa 1/5 da dose padrão). “Estudos apontam que a dose fracionada da vacina de febre amarela é eficaz por, pelo menos oito anos”, disse o chefe da Divisão Epidemiológica, Maurílio Bianchi.

A vacina contra a febre amarela é contraindicada para pacientes em tratamento de câncer, pessoas com imunossupressão e pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo.

Ainda de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação com a dose integral (0,5ml) será mantida em alguns casos como nas regiões que hoje são consideradas áreas de risco para doença, para pessoas que se destinam a países onde é exigido o certificado da vacina contra febre amarela, para pessoas com o vírus HIV, que terminaram o tratamento de quimioterapia e crianças entre 9 meses e 2 anos de idade. As pessoas que foram imunizadas há menos de 10 anos não precisam ser revacinadas.

“Esta foi uma decisão muito acertada do Ministério em fazer a imunização já que é a melhor forma de prevenção contra a doença. Até o momento São Sebastião não tem nenhum caso confirmado da febre amarela nem em seres humanos nem em macacos”, acrescentou Bianchi.

O que é?
A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada por vírus e transmitida por vetores. No meio urbano a febre amarela só é possível através da picada do mosquito Aedes aegypti (o mesmo transmissor da dengue). Após a picada do mosquito infectado, a doença demora de três a seis dias para se manifestar. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.