Litoral Norte Saúde

São Sebastião e Ilhabela promovem “Dia D” contra a gripe

Fotos: Divulgação

Vacinação segue até 1° de junho nos postos de saúde de toda região  

 

As cidades de São Sebastião e Ilhabela também realizarão o “Dia D” vacinação contra a Influenza (gripe), em parceria com o Ministério da Saúde, durante a vigésima Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, lançada em 23 de abril, e que segue até 1° de junho. Esta sábado (12), é o dia da mobilização nacional. Nesse dia, a vacinação será intensificada, com a mobilização de todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina.

No arquipélago a campanha foca neste sábado (12), todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h. A vacinação começou em abril e segue até 1º de junho. Até o momento o município vacinou cerca de 5.800 pessoas. A meta é atingir 90% de cobertura de todos os grupos de riscos.

Além da vacina contra Influenza, também será aplicada a da Febre Amarela. “Ainda não atingimos a meta de cobertura do vírus da Febre Amarela. Atualmente 83,8% da população ilhéu recebeu a vacina, precisamos atingir os 100%. O vírus já se encontra no Litoral Norte, em cidades muito próximas a nossa”, diz o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.

Em São Sebastião, a meta é vacinar 15.620 pessoas até o final da campanha. Já foram imunizados 6.582, equivalente a 42,14% do público alvo. Durante a campanha, todas as unidades de saúde têm a vacina à disposição.

Este ano a vacinação inclui os menores de cinco anos, além das pessoas com 60 anos ou mais, os trabalhadores da saúde, os índios, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (apresentar receita ou relatório médico), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, os adolescentes de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e, por último, os professores da rede pública e privada (apresentar crachá funcional ou holerite). A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.

No ano passado a vacinação no município teve uma cobertura de 88,94% das crianças de seis meses até cinco anos (4.792 vacinações); 100% dos trabalhadores da saúde (1.703); 79,33% das gestantes (787); 100% das puérperas (166); 100% dos indígenas (382) e 100% dos idosos, totalizando 95,67% de cobertura.

A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação alérgica prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

Em Ubatuba, sábado é dia D de vacinação contra a gripe Influenza. Caraguá também entrou na Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e Febre Amarela.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.