São Sebastião Saúde

Vacinação contra Pólio e Sarampo será neste sábado(4)

Tamoios News

Mobilização nacional tem como público-alvo crianças de 1 a 5 anos, independentemente da situação vacinal.

Neste sábado (04), a Prefeitura de São Sebastião inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (conhecida também como paralisia infantil) e Sarampo. Os 16 postos de vacinação estarão em funcionamento das 8h às 17h, até dia 31 de agosto. O Dia de Mobilização Nacional – o “Dia D”, será no dia 18 de agosto.

A campanha é uma mobilização nacional com um dia de intensificação da vacinação, que mobilizará todas as unidades de saúde da cidade que possuem sala de vacina, tendo como único público-alvo crianças com idade a partir de um ano a até menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal.

O esquema vacinal é composto por duas doses, aos 12 e 15 meses de idade, e só serão considerados adequadamente vacinados aqueles que tiverem o registro de duas doses aplicadas a partir dos 12 meses de idade. Caso contrário, é recomendada a aplicação de uma ou duas doses, de acordo com a situação vacinal conferida na carteira de vacinação.

Durante a campanha será feita uma dose adicional da vacina. Essa recomendação é segura e não implica em nenhum risco para o indivíduo. Para as duas vacinas as contraindicações em geral são doença agudas febris em curso, onde deve ser adiada a vacinação, e alergia a algum componente da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil volta a enfrentar surtos de Sarampo em dois estados, Roraima e Amazonas, com registro de 314 casos confirmados até o início do mês de junho/2018. Internacionalmente a Venezuela desde julho/2017 vem enfrentando surto de Sarampo. A atual situação sociopolítica e econômica enfrentada pelo país vem ocasionando intenso movimento migratório para o Brasil o que contribuiu para a propagação do vírus em território brasileiro. No estado de São Paulo em 2018, até o momento, foi registrado um caso de Sarampo confirmado.

Em São Sebastião a cobertura vacinal do Sarampo no ano de 2017 foi de 98% e da Poliomielite 99%. Portanto é necessário manter os altos índices de cobertura vacinal com objetivo de conter o avanço da epidemia.

O que é?

A Poliomielite e o Sarampo são doenças de notificação compulsória e o país tem o compromisso internacional de erradicar e eliminar.

Conhecida também como paralisia infantil, a Poliomielite é uma doença causada por vírus, e contagiosa. A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a única forma capaz de erradicação da doença.

O Sarampo também é uma doença viral, infecciosa e transmissível. A transmissão pode ocorrer de forma direta, por meio de tosse, espirro, falar ou respirar e pode ser evitada por meio da vacinação. A doença já foi uma das principais causas da mortalidade infantil no país e pode deixar sequelas neurológicas. O vírus provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal.

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.