Litoral Norte tradição

4ª Peregrinação Caminhando com Anchieta

 As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19 de junho

A Diocese de Caraguatatuba continua com inscrições abertas para a 4ª edição da Peregrinação Caminhando com Anchieta (de Ilhabela a Ubatuba) que este ano será realizada nos dias 29, 30 junho e 1º de julho.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19 de junho. Para se inscrever, é preciso encaminhar um e-mail para centropastoral@diocesecaraguatatuba.com.br.

Após solicitar a ficha de inscrição e devolver preenchida com o comprovante de pagamento de pelo menos 50% do valor taxa de inscrição, que este ano é de R$ 80, será preciso juntar um atestado médico atualizado.

O atestado tem que certificar que a pessoa inscrita está apta para a prática da atividade física. O atestado, bem como, o comprovante de vacinação contra a febre amarela, devem ser encaminhado para o mesmo endereço eletrônico.

Também é possível realizar a inscrição, pessoalmente, na Catedral Divino Espírito Santo, na Rua Amazonas, 1665, no Indaiá em Caraguatatuba. Quem optar por pagar metade da taxa de inscrição, deve acertar o restante na retirada do Kit Peregrino, na saída do evento, no dia 29 de junho, em Ilhabela.

A inscrição garante boné, alimentação (café, água, frutas e almoço nos locais determinados), carro e caminhão de apoio durante o trajeto Ilhabela – Ubatuba e acomodações nos alojamentos (Igreja Nossa Senhora D’Ajuda – Ilhabela, Catedral Divino Espírito Santo – Caraguatatuba e Capela Nossa Senhora das Graças – Sertão da Quina – Ubatuba).

Turismo Religioso e Devoção-Durante três dias, os peregrinos caminham pelas quatro cidades do Litoral, passando pelas praias e pelas igrejas, alternando momentos de oração, descontração e introspecção.

Em 2017, o evento contou com a participação do Bispo Diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, que realizou o percurso a pé com os peregrinos pela primeira vez e já tem presença confirmada nesta edição.

Além de fomentar o turismo religioso na região, a Peregrinação tem como objetivo incentivar a devoção a São José de Anchieta, que possui grande identidade com a história do Brasil, sobretudo com o Litoral Norte.

É sabido que o Apóstolo do Brasil, teve papel fundamental no tratado de paz (também conhecido como  Tratado de Iperoig) assinado com os índios, nas terras onde hoje se localiza o município de Ubatuba, em setembro de 1563.

Para convencer os índios que lideravam a temida Confederação dos Tamoios, José de Anchieta se fez refém, conquistando o respeito e a admiração dos nativos, a quem catequizou e educou.

A tarefa que para muitos seria “impossível”, foi realizada com determinação e afinco pelo padre, que se valeu de diversos recursos para esse fim, como comunicação verbal, escrita e também o teatro.

Não há registros históricos que comprovem sua passagem pelo território das outras cidades do Litoral Norte, no entanto, indícios dão conta das andanças do Jesuíta também em São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela.

Sua contribuição para a cultura e a educação do país é inegável, tendo ainda participação essencial na fundação das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, por essa razão, a Diocese procura fomentar a devoção ao Santo canonizado pelo Papa Francisco em 2015 também como forma de incentivo ao turismo religioso na região.

Mais informações(12) 3883.4888/98189.1738 ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.