Caraguatatuba Turismo

Mirantes no Camaroeiro serão inaugurados nesta semana

Fotos: Cláudio Gomes / PMC

 

Imagine um fim de tarde olhando o mar, uma paisagem deslumbrante, o pôr do sol ao som de um violão e uma roda de amigos? Essa é a proposta do caminho dos Mirantes da Orla, que serão inaugurados na próxima  quinta-feira (21), em Caraguatatuba.

Os mirantes ficam no caminho para a Pedra da Freira e a revitalização deste trecho é o primeiro passo para o complexo turístico do Camaroeiro, que já é o maior projeto turístico do Litoral Norte atualmente.

Serão três mirantes, denominados: Mirante do Mangue, Mirante do Costão e mais acima, o maior, leva o nome de Mirante Pôr do Som, que traz consigo a proposta de ser um point da música.

Idealizados em pontos que já eram utilizados pela própria população, os “Mirantes da Orla” deve contemplar, em breve, a adaptação do acesso ao caminho à Praia da Pedra da Freira, para que o trecho fique acessível à pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção.

“Queremos melhorar e facilitar o acesso ao trecho e possibilitar a acessibilidade, utilizando equipamentos adequados para o transporte de pessoas com deficiência”, explica o secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar.

Para o prefeito Aguilar Junior, o local já é bastante frequentado por caiçaras e turistas, por isso era necessário dar mais conforto e também gerar cada vez mais a cultura do pertencimento e cuidado com os espaços naturais. “É mais um compromisso de campanha que estamos entregando em nosso primeiro ano de gestão. É um projeto que atende tanto o aspecto turístico, quanto o morador, que visita os mirantes 365 dias no ano”, destacou.

O projeto dos mirantes foi elaborado em conjunto pela equipe da Secretaria de Urbanismo, Turismo e Obras. “A ideia foi construir algo que não prejudicasse o solo e principalmente, que estivesse de acordo com o ambiente. Utilizamos madeira cumaru e eucalipto tratado para os decks”, contou Lilian Domingos Souza, arquiteta e responsável pelo desenvolvimento de projetos da Secretaria de Urbanismo.

Segundo Aguilar Junior, a integração das secretarias tem sido fundamental para realização de diversos projetos e ações. “Temos um time técnico e multidisciplinar, todos trabalhamos com o mesmo objetivo, fazer de Caraguatatuba um lugar cada vez melhor para se viver”, ressaltou o prefeito.

Pôr do Som – O nome mirante “Pôr do Som” é também o nome do evento que irá agitar o pôr do sol neste verão 2017/2018. A proposta da Prefeitura de Caraguatatuba é promover durante 30 dias uma apresentação de música acústica, sempre uma hora antes de cada pôr do sol. O projeto tem início às 17h, com a inauguração do Mirante e apresentação do cantor Enzo Romani, caiçara que vem fazendo sucesso nacional nas telinhas da Rede Globo.

Até 21 de janeiro, diversos músicos locais irão se apresentar, sempre em performance acústica, para combinar com o clima do lugar. É importante ficar atento nos horários que variam a cada dia. As apresentações começam sempre 1 hora antes do sol se pôr.

“Para este primeiro mês criamos uma ótima agenda de shows com músicos locais. O objetivo  é que a população tenha liberdade de utilizar o espaço, reunir os amigos e a família, tocar um violão, contemplar, respeitar e cuidar da natureza”, explica Cristian Bota, secretário de Turismo.

5 Comentários

    • Boa tarde Marcos.
      Um teleférico seria ótimo mas teria que buscar outra opção. Morros da praia brava talvez seria ótimo. Daria vista para a região norte. Morros Santo Antônio inviabiliza outra atividade maravilhosa. O vôo livre.

  • Muito bonito a vista, realmente está de parabéns pela ideia, apesar que curto esse visual a muitos anos, aproveitando o momento, gostaria de fazer uma reclamação sobre mesas e cadeiras dos Kiosk nas praias do Indaiá, Martim de Sá e Mococa ,pois tem lugares que mal dar pra passar e chegar no mar,pediria que a Prefeitura fizesse uma fiscalização melhor, principalmente nos fins de semana

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.