Ilhabela

Turismo é o tema principal da primeira reunião regional do ano da Facesp em Ilhabela

Tamoios News
Fotos: Divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela sediou a primeira reunião mensal deste ano da RA6 (Região Administrativa 6) da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), nesta sexta-feira (17), no Centro Cultural e Educacional Roberto Fazzini, na Praia Grande. O turismo foi o tema principal dos debates.

Estiveram presentes presidentes de diversas associações comerciais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, o prefeito Márcio Tenório, o secretário de Governo, Osvaldo Julião e os secretários de Turismo de Ilhabela e Ubatuba, respectivamente, Ricardo Fazzini e Luiz Bischof.

O vice-presidente da Facesp e presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Felipe Cury, disse que os trabalhos do ano começavam com o pé direito no Litoral Norte. “Esta região me encanta não só pelas belezas naturais, mas pelo fato de a população saber escolher seus dirigentes. As cidades têm quatro jovens prefeitos e isso é muito bom”.

O gerente regional do Sebrae, Rodrigo Matos, falou sobre novidades do órgão para o empresariado e novas parcerias com Ilhabela.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Wilson Santos, destacou a satisfação de sediar a primeira reunião do ano da RA6 e apresentou diversos números sobre empresas, empregos e geração de renda na região. Destaque para o PIB per capita de Ilhabela, R$ 214 mil anual, acima da média do estado.

Ele também destacou a importância da parceria com o poder público para a realização de eventos ao longo do ano e a preocupação com o turismo sustentável. “Além disso, temos de destacar a parceria com as quatro secretarias de Turismo da região para criarmos o destino Litoral Norte”.

Parceria

O secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, citou diversas ações que visam o combate á sazonalidade no Município, como o incremento do calendário de eventos, a recuperação das paradas de navios, a inserção no mercado do turismo de negócios e a readequação das trilhas. “Tudo isso é desenvolvido em conjunto com a Associação Comercial. Não podemos trabalhar o turismo distante do comércio”.

O prefeito Márcio Tenório, que acompanhou toda a reunião, falou sobre a luta para a melhoria do serviço de travessia por balsas, citando a chegada da FB-25 e os recursos para a troca do flutuante de Ilhabela.

Após cumprimentar o ex-presidente da ACEI, Leopoldo Pedalini Neto pelo seu trabalho á frente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o prefeito afirmou que as sugestões da Associação são ouvidas e consideradas. “Vamos trabalhar para promover Ilhabela e reduzir a sazonalidade. Reafirmo meu compromisso com o turismo, que gera empregos e movimenta a economia”, afirmou Tenório.

Na última parte da reunião, foi aberta a palavra para os presidentes e representantes das associações comerciais das cidades que integram a RA6.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Comercial de Ilhabela

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.