Turismo

Primeiro Festival de Inverno movimenta Maresias desde a última quinta-feira

Tamoios News
Rafael César

Rafael César

Segundo os organizadores, cerca de 400 pessoas compareceram no primeiro dia do evento, que oferece uma programação diversificada, para diferentes gostos e públicos

 

Por Rafael César, de São Sebastião

O primeiro Festival de Inverno Anima Music de Maresias começou na última quinta-feira (14) e tem movimentado o bairro desde então, atraindo muitos turistas, moradores do bairro e de praias vizinhas. Cerca de 400 pessoas participaram na data de estreia do Anima Music, que ocorre em um terreno em frente à praia ao lado da passagem oito. O evento segue até domingo (17).

Entre as atrações estão exposição de artes de artistas da região, cinema na Kombi para as crianças, performances de grupos de capoeira, maracatu, yoga performática, danças regionais, praça de food trucks com diversas iguarias, além de shows de grupos locais.

A vice-presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), Niuara Tedesco, que é responsável pela organização do evento, falou que ideia é fomentar o turismo e a cultura da região. “Nós resolvemos organizar esse evento para valorizar os artistas e a cultura local e apresentá-los diretamente às pessoas que visitam Maresias. Essa época de férias de julho não costuma atrair muitos visitantes para praia, então estamos criando um evento para dar novas opções àqueles que nos visitam e através disso trazer mais pessoas”, explicou.

O festival começa sempre às 16h, com as atividades culturais. Para as crianças, a partir das 18h, começa o cinema na Kombi que apresentará filmes infantis e para toda família ao ar livre. Os filmes dentro da programação são os longas metragens “Pequenas Histórias”, “Tainá – A origem”, Up – Altas aventuras e “Uma Professora muito Maluquinha”.

Já às 20h, são iniciadas as apresentações musicais do festival, que conta com bandas de pop e rock. Na abertura, o show foi realizado pelo cantor Alê Vox e sua banda, que embalou a galera presente com clássicos do The Doors, Rollings Stones, Cazuza, entre outros. Na sexta o palco foi do Braz Trio, com muito mais classic rock. A noite de sábado será animada pelo grupo Civilização Caiçara, que promete sacudir o público com pop e rock, nacional e internacional. No domingo, quem fechará o evento será a banda Koala Joe.

Para a presidente da Somar, Ester Hergovic Rantigueira, a divulgação da praia está sempre em primeiro lugar. “É muito importante ter um evento com essa iniciativa no bairro. Maresias pode ser considerada badalada, porém, ultimamente anda meio parada. Então este festival agita e acrescenta muitas coisas positivas para todos”, completou.

A vice-presidente, Niuara, disse que a expectativa é de que o público aumente durante cada dia. Para ela, a quantidade de pessoas presentes nos primeiros dias surpreendeu. “Achamos que passaria menos pessoas pelo evento no primeiro dia. Acabamos sendo contemplados com um ótimo público e expectativa é que aumente, pois terá uma corrida que trará cerca 1.500 pessoas para o bairro. Temos certeza que esse será o primeiro de muitos festivais de inverno que iremos organizar”, complementou.

Uma das artistas que está expondo seus trabalhos no festival, a artesã Célia Roysen, possui um ateliê no bairro e sente que a oportunidade é ótima para expandir os negócios e criar uma comunidade cultural entre todos os convidados que participam do evento. “Conseguimos interagir com muita gente legal, criamos um laço com os amigos que apresentam suas artes aqui e com os organizadores, além do público visitante”.

Segundo o professor de geografia, Irineu Anízio da Nóbrega, 55, o que mais chama a atenção é ter um festival de inverno na praia. “Já visito Maresias desde 1980 e nunca tinha visto com evento assim. Achei muito criativa a ideia, a iniciativa é muito boa, só espero que a cada ano evolua. Ainda existe um pouco de desorganização, mas está muito bom para ser o primeiro. Em questão dos preços está padrão Maresias, porém, tudo da melhor qualidade”, comentou sorrindo o paulista.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.