São Sebastião Turismo

Projetos de Marinas Públicas e Homeport são apresentados em Fórum Náutico Paulista

Tamoios News
Fotos: Divulgação/PMSS

O projeto de construção de três marinas públicas e um Homeport em São Sebastião foi apresentado aos representantes da área náutica que participaram da última reunião ordinária do Fórum Náutico Paulista. O encontro foi realizado no último sábado (09), e integrou a programação oficial do primeiro Boat Show na cidade.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Auracy Mansano, a intenção é construir três marinas públicas nos bairros da Figueira, Pontal da Cruz e em uma área próxima à Rua da Praia no centro histórico da cidade. O secretário apresentou também o projeto para a regularização das marinas existentes em todo o município.  “Até aqui São Sebastião foi trabalhada de costas para o mar e desde que assumimos a atual gestão está aprimorando projetos e trabalhando fortemente para fomentar a questão marítima da cidade”, disse Mansano.

O secretário também fez questão de destacar que atualmente o Estado de São Paulo conta apenas com uma estrutura para o embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiro em Santos. “A ideia do Homeport em São Sebastião é muito importante para o desenvolvimento, inclusive, do Estado de São Paulo já que atualmente só existe uma estrutura como esta”, disse.

De acordo com o prefeito Felipe Augusto os projetos técnicos que também envolvem as consultas aos órgãos ambientais estão praticamente encerrados com 98% já. A partir da finalização destes projetos a Administração Municipal terá a condição de lançar a proposta de concessão pública para que a iniciativa privada possa tocar os projetos e coloca-los em prática. “O tempo estimado de construção das marinas públicas, por exemplo, é de 18 meses e já estamos finalizando toda a parte técnica do projeto para liberarmos os editais de concessões, nossa ideia é publicar estes editais no primeiro bimestre de 2018”, explicou.

O presidente do Fórum Náutico Paulista Marco Antônio Castello Branco enfatizou que pela primeira vez a reunião foi feita fora da capital. “Esta é a primeira vez que conseguimos fazer uma reunião de frente para o mar e confesso estou muito feliz em poder estar aqui porque certamente e dentro de alguns anos São Sebastião será um dos maiores polos náuticos do Brasil”.

Também participaram do evento o presidente do grupo Náutica Ernane Parcionik, o presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Alves Moreira Filho e o vereador Pedro Renato da Silva, ambos do PSDB.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.