Comunicado Ubatuba

Inscrições para Guarda Vidas em Ubatuba começam nesta segunda(20)

Tamoios News
Foto: Arquivo Tamoios News

Prefeitura já iniciou preparativos para temporada de verão 2018/2019

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, em conjunto com o Grupamento de Bombeiros Marítimo de Ubatuba (GBMar), divulgam edital para a contratação de Guarda Vidas Temporário (GVT) para atuar no período da temporada de verão – o que vai proporcionar mais segurança aos banhistas durante o período.

Ao todo, são 40 vagas – 10 a mais que o ano passado e o prazo de contratação é de até 90 dias.

As inscrições serão realizadas pessoalmente no período de 20 de agosto a 07 de setembro, das 8h às 17h30, no Quartel do Corpo de Bombeiros (rua Guanabara, nº18, Perequê Açu).

Para participar é necessário atender a critérios como:  ser maior de 18 anos; ambos os sexos; se masculino, estar quite com as obrigações de alistamento; não ter antecedentes criminais de natureza dolosa; ter completado no mínimo o ensino fundamental; ter boas condições físicas e de saúde comprovado através de atestado médico (deverá apresentar no ato da inscrição).

A carga horária de trabalho dos Guarda Vidas Temporários será de 44 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 1.627,70, mais adicional de insalubridade, correspondente a 20% incidente sobre o salário mínimo Federal.

A primeira fase constitui-se de teste de aptidão física, previsto para 19 de setembro; já a segunda fase será formada por:  treinamento específico para auxiliar de GVT – que acontece de 01 a 19 de outubro, com carga horária de seis horas – seguida de avaliação teórica, normas gerais e disciplina, técnica e física.

“Nos anos anteriores, o município efetuou a contratação de 30 Guarda Vidas Temporários para auxílio ao corpo de Bombeiros na segurança dos banhistas que visitam nossas praias. Além disso, em 2017, alcançou o 1º lugar no ranking de salvamentos de todas as praias do Estado de São Paulo”, recordou o secretário de Segurança Pública e defesa Social, Rubens Martins Franco Jr.

Franco ainda acrescentou que, em 2018, todas as praias de Ubatuba que foram guarnecidas por Guarda Vidas Temporários, não tiveram registro de óbito por afogamento.

“Para o ano de 2019, o prefeito Délcio Sato (PSD) determinou que o investimento seja maior, liberando a contratação de 40 guarda Vidas pelo município, pois salvar vidas não é gasto, e sim investimento. Todas as providências para a operação Verão 2018/2019 já foram tomadas pela Prefeitura de Ubatuba, quanto à alimentação dos policiais do reforço, combustíveis, Helicóptero Águia, alojamentos etc”, garantiu o secretário.

Índices

Em dezembro de 2017, Ubatuba foi considerada a segunda cidade no ranking de salvamentos em todo o Litoral Norte Paulista. O município, que computou 627 salvamentos, só vem atrás do Guarujá, que lidera com 665.

De acordo com os índices do levantamento, que reúne a estatística das ocorrências de salvamento e óbito no município em 10 anos (2008 – 2017), 2017 foi  o ano com o maior número de salvamentos.

Atualmente, o efetivo do GbMar de Ubatuba conta com 32 homens, que se dividem em turnos e ficam nas praias Perequê- Açu, Praia Grande, Toninhas, Tenório e Maranduba. Na temporada, esse número aumenta com a chegada de 50 homens cedidos pelo Estado, além dos Guarda Vidas Temporários contratados pela Prefeitura

A cobertura também aumenta, disponibilizando profissionais de forma fixa também nas praias do Sapê, Lagoinha, Sununga, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix e Puruba.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.