Ubatuba Verão

Tamar de Ubatuba recebe mais de mil visitantes por dia no Verão

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

É uma terapia observar as tartarugas se movendo num grande complexo de piscinas, recintos de água doce ou caminhando sobre a terra – como se lá fosse seu habitat natural

Por Raell Nunes, de Ubatuba

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar de Ubatuba está recebendo mais de mil pessoas diariamente na temporada de Verão. O lugar, que tem 3.600 m² e um montante de tanques que chegam a ter 200 mil litros de água do mar, recepciona por volta de 130 mil por ano, entre crianças, jovens e idosos, turistas e moradores da cidade.

Boa parte dos 1 milhão de turistas que passam por Ubatuba na alta temporada têm a curiosidade de conhecer o local onde há 30 tartarugas marinhas de quatro espécies, desde de animais pequenos até outros que chegam a pesar mais de 100 kg.

“Quando chove, e as praias deixam de ser o atrativo principal na cidade, o Centro de Visitantes é uma boa opção e fica ainda mais cheio. Em junho, março e setembro há uma queda no número de pessoas. Janeiro é um mês que tem um grande fluxo. Os períodos mais movimentados são finais de semana, feriados e a temporada de Verão”, explicou Bruno Amir, gestor do Centro de Visitantes.

É uma terapia observar as tartarugas se movendo num grande complexo de piscinas, recintos de água doce ou caminhando sobre a terra – como se lá fosse seu habitat natural. Chega a ser quase uma obrigação fazer o registro fotográfico. Ver as crianças sendo instruídas a alimentarem os animais corretamente é uma cena que dá brilho nos olhos e fica na memória.

Centro de Visitantes tem registrado grande público

Educação ambiental

“Não existe preservação sem educação ambiental”. Com base nessa frase, o Tamar promove várias atividades para conscientizar as pessoas a respeito de diversos aspectos da biologia das tartarugas marinhas, noções de ecologia e cuidados com o meio ambiente, além de apresentar a história do Tamar e as ações conservacionistas desenvolvidas pelo projeto.

“É a segunda vez que venho aqui com a minha família. É muito bom. Deixo meus filhos brincarem à vontade e sei que nessa brincadeira eles estão sendo educados na parte das questões da natureza. Foi lindo ver meus pequenos alimentando as tartarugas”, comentou Lúcia Lima Figueiró, 31, turista de São Roque, no interior paulista.

Desde que foi implantado, o projeto em Ubatuba já registrou o atendimento a mais de 14,5 mil tartarugas. Pelo menos 10,3 mil espécies foram devolvidas ao mar. O Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas presta atendimento médico-veterinário aos animais. Muitos casos são por ingestão de lixo, afogamentos em redes de pescas e colisões com barcos de lazer. São atendidas aproximadamente 100 tartarugas por ano no município.

Serviço do Tamar Ubatuba:

Endereço:

Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba (SP)

Horário de funcionamento do Centro de Visitantes:

Durante férias escolares (dezembro a fevereiro e julho): todos os dias das 10h às 20h.

Durante o período letivo: domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10h às 18h;

Feriados, 6ª feira e sábado, das 10h às 20h;

4ª feira fechado para manutenção durante período letivo.

Preços da bilheteria (válidos até junho de 2017):

Inteira: R$ 18,00

Meia entrada (crianças e jovens até 17 anos e estudantes com identificação, professores com identificação);

Gratuito (crianças com menos de 1,20m e pessoas com mais de 60 anos, moradores de Ubatuba com cadastro prévio – devem consultar as regras de gratuidade para moradores na bilheteria do Tamar ou por telefone).

No Tamar, há 30 tartarugas marinhas de quatro espécies

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.