Turismo Verão

Ubatuba proporciona belas cachoeiras para se refrescar das altas temperaturas do litoral

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

Para quem não gosta de cachoeiras, no meio do caminho existem paisagens apaixonantes

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Mesmo com a estação mais quente do ano chegando ao fim, o Litoral Norte continua com um fluxo de turistas que aproveita a abundante beleza natural da região. Em Ubatuba, além das praias, os visitantes também exploram as encantadoras cachoeiras que a cidade possui.

Partindo do Centro de Ubatuba, ao lado norte, sentido Rio de Janeiro, na BR-101, o turista ou morador pode descobrir muitos lugares com água doce – contradizendo o dito popular que a cidade só tem praias. As cachoeiras do Tombador, Laje e Escada são algumas opções.

Vista do caminho das cachoeiras ao lado norte

O turista Lorenzo Gabriel Baldo, 29, estava aproveitando a cachoeira do Prumirim, que é de fácil acesso e fica bem próxima a rodovia Rio-Santos. Ele contou que em dias de muito sol prefere se refrescar numa água bem gelada. “Ubatuba parece um forno no Verão e as praias são bem quentes. É sempre bom ter outras opções para se livrar do calor”, acrescentou o comerciante paulista.

O sul de Ubatuba também não deixa a desejar. Este lado reserva quedas d’água de tirar o fôlego.

As cachoeiras da Renata, Corrêa e a famosa Véu de Noiva são algumas das mais procuradas pelos visitantes. Para ter acesso a algumas, é necessário percorrer uma trilha, portanto, recomenda-se um guia turístico habilitado.

Há quem não goste de água doce e gelada, mas mesmo assim tem que acompanhar os amigos ou a família. Não há problema, mas aqui vai um conselho: já que você não gosta do objetivo, aproveite o caminho. Na estrada, do norte ao sul, o visitante encontra paisagens exuberantes em pequenos mirantes e pode relaxar diante da natureza.

Mais cachoeiras – As belezas naturais não param por aí. No lado oeste do município, no bairro do Ipiranguinha, que tem acesso pela rodovia Oswaldo Cruz, há a conhecida e atraente Cachoeira do Ipiranguinha. Os moradores da comunidade frequentam o local, mas os turistas ainda a conhecem pouco.

Outra cascata pouco conhecida pelo visitante do litoral é a Cachoeira da Macumba, que fica no alto do pé da serra, estrada que liga Ubatuba a Taubaté. De férias com a família no Condomínio residencial Park Hills, Marlon Louis de Souza, 34, disse que pega sua bicicleta e vai até a cachoeira dar um mergulho quando está com muito calor. Ao Tamoios News, ele também falou um pouco do lugar.

“O lugar é lindo e refrescante demais. Eu gosto por ser tranquilo assim mesmo. Eu já vi um pessoal descendo [de Taubaté] para Ubatuba e nem reparando nessa beleza de Deus. Na primeira vez que eu vim para cá, em 2004, eu já fiquei encantado com essa cachoeira”, finalizou o empresário paulistano.

Contudo, diante do cenário que Ubatuba expõe, podemos dizer que o litoral não é conhecido somente pelo mar, com sua água salgada. Existe muita doçura das cascatas nesse fluído repleto de verde em seus arredores.

De pano de fundo, a música interpretada por Vanessa da Mata, “Ai, Ai, Aí”, faz todo sentido nesse momento: “Nessa nossa estrada só terá belas praias e cachoeiras…”.

Na estrada ao lado sul, essa paisagem encanta os visitantes

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.