Caraguatatuba Zona Azul

Motoristas reclamam de golpe aplicado por guardadores na Zona Azul

Tamoios News

Uso de aplicativo pelo celular agiliza pagamento do tíquete e evita multa

Muitos proprietários de veículos reclamam que, apesar de deixarem dinheiro para os guardadores de carro pagarem as monitoras da empresa Serttel Ltda, que administra a Zona Azul no município, seus carros acabam sendo multados, por falta de pagamento.

Os proprietários dos veículos que não recolhem a taxa de R$ 2,40, referente a Zona Azul, são autuados pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão(antiga Secretaria de Trânsito e Defesa Civil) em R$ 195,00 e ainda somam 5 pontos na carteira de habilitação.

Apesar do procedimento não ser o correto, o ideal é fazer o pagamento em lojas credenciadas ou diretamente com as funcionárias da empresa, os proprietários alegam que, fazem isso devido a pressa em seus compromissos, a ausência das monitoras ou devido as lojas credenciadas estarem com seus sistemas de cobrança (internet) sem sinal.

Guardadores

A AGCC(Associação de Guardadores de Carros de Caraguá) informou que não tem recebido queixas a respeito disso. Informou ainda que os guardadores são devidamente credenciados e identificados por suas camisetas amarelas, boné vermelho e crachá.

Os guardadores atuam nas ruas 9 de julho, Sebastião Mariano Nepomuceno, avenida da Praia e nas praças Cândido Mota e Diógenes Ribeiro de Lima. A associação informou ainda que os guardadores não cobram pelo serviço, apenas recebem gorjetas dos proprietários.

“Alguns clientes, que já conhecem nossos guardadores, às vezes, na pressa, deixam o dinheiro para que eles paguem as funcionárias da empresa, mas nunca tivemos reclamações nesse sentido”, disse Chileno, presidente da associação.

Segundo ele, muitas pessoas, não credenciadas, atuam como guardadores de veículos. “Não podemos nos responsabilizar por elas. Qualquer problema envolvendo nossos guardadores é só ligar para o telefone 997680898”, disse.

Empresa

A Serttel informou que mantém 55 pontos de venda de zona azul na região central e que 11 monitoras percorrem as ruas do centro para monitorar, fiscalizar e vender os tíquetes de estacionamento.

A empresa informa que o correto é adquirir a zona azul nas lojas credenciadas ou com as monitoras. A Serttel informou ainda que tem recebido muitas reclamações nesse sentido, principalmente, em locais, cujos guardadores não são credenciados pela  AGCC(Associação de Guardadores de Carros de Caraguá)

Prefeitura

A monitora da Zona Azul ao identificar um veículo sem o tíquete de estacionamento e que esteja estacionado no local por mais de 15 minutos, emite uma mensagem de irregularidade (AI) pelo aplicativo e também coloca um aviso no para-brisa do carro. O agente de trânsito é quem fica responsável pela autuação.

A advogada Roxane Limas Rocha, da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, explicou que não cabe recurso dos proprietários de veículos autuados neste caso. Segundo ela, os guardadores não possuem nenhum vínculo com a Serttel ou prefeitura.

Segundo ela, o ideal é as pessoas procurarem pelo tíquete da zona azul nas bancas de jornais ou através do aplicativo www.mobilicidade.com.br/caraguatatuba. As pessoas podem também obter mais informações do uso do aplicativo através do telefone 3883-2311.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.