Começou a temporada de ocorrência de Pinguins-de-Magalhães nas praias do Litoral Norte de São Paulo. A espécie, originária da Patagônia, costuma aparecer pela região entre junho a setembro, durante sua migração anual em busca de alimento e águas mais quentes.
Neste ano, os primeiros registros foram feitos nos últimos dias pelas equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado na região pelo Instituto Argonauta.
Em apenas três dias foram encontrados 47 pinguins juvenis, encalhados nas praias das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Apenas quatro estavam vivos e foram encaminhados para reabilitação. Os 43 pinguins encontrados mortos passarão por necropsia para investigação sobre a causa da morte.
Se encontrar um pinguim nas praias do Litoral Norte, é crucial agir com responsabilidade para garantir a segurança do animal e a sua própria. O primeiro passo é manter distância e não tentar manipular o pinguim, estando vivo ou morto. Em seguida, entre em contato com o Instituto Argonauta pelo site: https://institutoargonauta.org/ ou pelo WhatsApp: (12) 99785.3615, ou (12) 3833-4863 ou (12) 9970.5606 para relatar o avistamento e seguir as orientações.
Fonte: Instituto Argonauta