Cultura São Sebastião

11 Selvagens- Espetáculo imersivo do premiado diretor e dramaturgo Pedro Granato

Tamoios News

 

O espetáculo “11 Selvagens” será apresentado neste sábado(24) e domingo(25), no Teatro Municipal de São Sebastião. Pré-indicado ao Prêmio São Paulo como Melhor Dramaturgia em 2017 e ganhador de Melhor Espetáculo do primeiro semestre de 2017 pelo Portal Anna Ramalho, recebeu 4 estrelas, ficando entre os dez melhores de 2017 na Veja. A entrada é gratuita.

Com direção de Pedro Granato, a peça reúne os atores Anna Galli, Beatriz Silveira, Bianca Lopresti, Bruno Lourenço, Felipe Aidar, Gabriel Gualtieri, Inês Bushatsky, Isabella Melo, Jonatan Justolin, Rafael Caralho e Thiago Albanese, em situações onde as pessoas perdem o controle.

As cenas se desenrolam a poucos metros do público, por vezes até na cadeira ao lado, e a identificação é imediata. São cenas do cotidiano em que explode um impulso descontrolado. Da violência à sensualidade, do absurdo ao trivial, são onze quadros interligados como uma camada de sociabilidade que pode rapidamente ser rompida em nossos dias.

“O ponto de partida foi a tensão crescente no país em 2016, mas parece que o espetáculo oi criado hoje. As manifestações, a  violência, a sensação de impotência que mexem com os extremos, deixam a peça muito atual”, fala Granato- que foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 pelo texto original.


O público acompanha tudo de perto. Em algumas cenas, é como se a plateia estivesse na mesma situação dos atores. Em outras é cúmplice e voyer, já que as cenas passeiam pelos diferentes lados da arena colocando atores e público lado-a-lado.

“Chegamos ao Teatro de Arena, um local histórico, coroando uma trajetória de sucesso que começou em 2017, no Pequeno Ato, com apresentações sempre lotadas.  Vamos acomodar um número maior de expectadores numa peça feita em arena. O jogo cênico tem esse aspecto imersivo de colocar o espectador na situação em que os atores estão trazendo. É a sensação de que tudo poderia acontecer com qualquer pessoa ali presente”.

O trabalho é hiper-realista, com o público próximo, como em um close detalhado de cada cena. Cada quadro é levado ao paroxismo e quando parece não haver mais para onde ir, a música toma o ambiente e os atores extravasam em coreografias.

O figurino e a luz se baseiam em elementos minimalistas que são reconstruídos para cada cena. A intervenção musical dá agilidade à narrativa e permite uma explosão estética para além da verossimilhança. Histórias em que a plateia se identifica, músicas contemporâneas, tudo está equalizado para dialogar profundamente com a sua geração.  “São fragmentos que formam um conjunto em que se observa essa polaridade e explosão que a gente
percebe nas relações hoje em dia”.

Sinopse:

11 Selvagens reúne onze atores em situações onde as pessoas perdem o controle. Da violência à sensualidade, do  absurdo ao trivial, são cenas do cotidiano que explodem em impulsos descontrolados.  Como uma camada de sociabilidade pode rapidamente ser rompida em nossos dias?

“Fiquei muito impressionado com o espetáculo 11 Selvagens ontem, sábado. Parecia o cruzamento de
Hobbes, do meu livro Todos Contra Todos, do filme Relatos Selvagens e das próprias criações de Pedro
Granato. Cenas distintas unidas pelo jogo da violência: sexualidade, controle, narciso, ambiguidade,
preconceitos, falsos sentimentos piedosos, hybris… Jovens talentosos, atores vivendo teatro com o uso
intenso de música, luz, corpo e diálogos rascantes. Basta isso para uma noite de muita reflexão.
Agradeço muito o convite. O Brasil precisa destas cenas inteligentes para o ano de 2018 ser menos
doloroso.”, Leandro Karnal.


Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Pedro Granato. Elenco: Anna Galli, Beatriz Silveira, Bianca Lopresti, Bruno Lourenço, Felipe Aidar, Gabriel Gualtieri, Inês Bushatsky, Isabella Melo, Jonatan Justolin, Fhelipe Chrisostomo, Gustavo Bricks, Mariana Marinho, Mariana Beda, Mau Machado, Rafael Carvalho e Thiago Albanese.

Iluminação e assistência de direção: Gabriel Tavares. Coreografia: Inês Bushatsky.
Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato Direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez. Realização: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Este projeto foi contemplado pelo Edital ProAc Nº 02/2018 – Circulação de Espetáculo de Teatro.

Serviço:

Teatro Municipal de São Sebastião

Dia 24, sábado, às 20 horas

Dia 25, domingo, às 18 horas
Duração: 70 minutos. Classificação: 16 anos.

*A entrada é gratuita