Cultura

Caraguatatuba promove Festival de Cinema

Tamoios News
Divulgação/Fundacc

Divulgação/Fundacc

Está previsto também o “Cinesolar – Arte, Sustentabilidade e Cinema Itinerante”, que percorrerá escolas e praças da cidade até o fim do mês.

 

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realiza durante o mês de setembro o IV Curta Caraguá – Festival de Cinema, com mostras de filmes, oficinas audiovisuais e encontros com animadora Rosana Urbes. As atrações serão na Videoteca Lúcio Braun, no Centro da cidade.

Estão previstas as mostras dos filmes premiados “Guida”, de Rosana Urbes, e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu – animação indicada ao Oscar 2016, assim como a apresentação dos filmes inscritos no festival.

O Curta Caraguá traz a animadora Rosana Urbes, que vem à cidade pela terceira vez durante o festival, incentivando a arte da animação na região. Ela receberá o público no dia 2, às 10h, 15h e 20h, na Videoteca Lúcio Braun, para as mostras dos filmes e bate-papo com o público.

No dia 3, o festival recebe Ralph Friedericks, cineasta do MIS – Museu da Imagem e do Som/Pontos MIS, com a oficina “Vídeo de Bolso com Celular”, das 15h às 19h, também na Videoteca Lúcio Braun. Desde a ideia inicial, passando por um pequeno roteiro, produção e filmagem até uma rápida edição, os participantes aprenderão na prática a realizar um pequeno vídeo com as câmeras que estão nos seus bolsos: os celulares! Os curtas realizados serão postados nos canais de exibição da internet. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Fundacc, até o dia 2 de setembro.

Nos dias 5, 6, 8 e 9, o evento prevê a oficina de stop motion com o fotógrafo Fernando Fernandes, das 19h às 22h, na Videoteca. A oficina visa capacitar o aluno a realizar com boa qualidade a fotografia de filmes stop motion utilizando materiais de baixo custo, conceitos, planos, cortes e enquadramentos, storyboard, montagem de cenários, iluminação, improvisando um estúdio com materiais domésticos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Fundacc até o dia 2 de setembro.

Outra ação será o “Cinesolar – Arte, Sustentabilidade e Cinema Itinerante” que percorrerá escolas e praças da cidade até o fim do mês.

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para realizar exibições de filmes, unindo arte, sustentabilidade e cinema. Com sua estrutura autossuficiente, serão realizadas exibição de curtas-metragens com temática ambiental e energias renováveis e longas-metragens brasileiros de sucesso. O projeto é da Brazucah Produções com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen.

O evento é uma realização da Fundacc, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A Fundacc está localizada na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações: (12) 3897.5661.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundacc

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.