Cultura

Catarina Navarro é a flautista selecionada para compor o quadro de músicos da Banda Municipal de São Sebastião

Tamoios News
Luciano Vieira | PMSS
Luciano Vieira | PMSS

A audição que selecionou a musicista para a vaga de “flauta C” aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) na casa sede da banda e contou com três candidatos

Os candidatos foram conduzidos pelo Maestro Almir Clemente e avaliados por três jurados na sexta-feira (26)

Catarina Navarro é a flautista selecionada para compor o quadro de músicos da Banda Municipal de São Sebastião“Maestro Manoel Ladislau de Mattos”.

A audição que selecionou a musicista para a vaga de “flauta C” aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) na casa sede da banda e contou com três candidatos.

Além de Catarina, também participaram os flautistas Felipe Vinicius Sabo e Silva e Vinicius da Silva Andrade Oliveira, candidatos que souberam da seleção por meio do site oficial da prefeitura.

O preenchimento desta vaga enriquecerá ainda mais as apresentações que normalmente ocorrem periodicamente no calçadão da Secretaria de Cultura e Turismo, no Centro Histórico, e em ocasiões especiais no Teatro Municipal e  eventos do calendário oficial do município.

A audição foi conduzida pelo maestro Almir Clemente, que está à frente da banda e, de acordo com ele, “o preenchimento desta vaga visa enriquecer a sonoridade da banda com este timbre tão característico, trazendo novas possibilidades e mais versatilidade ao naipe de madeiras”.

A avaliação foi feita por três jurados, todos eles musicistas pertencentes à Banda Municipal e que ficaram ocultos durante as apresentações dos candidatos. Sem o contato visual, os inscritos foram chamados à banca pelo maestro condutor conforme o número sorteado por cada um em ordem crescente.

Os profissionais avaliaram a sonoridade, desenvoltura e desempenho no instrumento, além de afinação, leitura e articulação apresentadas pelos três candidatos. As notas para cada tópico foram de zero a dez, vencendo o candidato que alcançou a maior pontuação.

Foram apresentadas por eles escalas maiores e menores, harmônicas com armadura de clave com sustenidos e bemóis de uma peça musical do gênero erudito ou popular de livre escolha do avaliado, bem como a leitura de um trecho musical à primeira vista a critério do maestro condutor.

De acordo com os julgadores Ricardo Jeremias Ferraz (1º trombone e 2º regente), Júlio César Ferreira Salles (1º clarinetista) e Luiz Orlando Salinas Rinaldi (1º sax alto e pós-graduado em regência), o nível dos candidatos foi bastante alto e colaborou que uma missão de escolha bem difícil, porém não menos entusiasmante.

 “O nível alto foi extraordinário, o que favorece a entrada de um músico bem capacitado para a Banda e nos permite conhecer novos talentos e os ter como referências para novas aquisições para o grupo no futuro”, resumiram os jurados.

Para o Maestro Almir a entrada desta flauta é um marco para a Banda Municipal. “Nós sempre procuramos melhorar e progredir em vários aspectos, um caminho sempre em evolução, e a vinda de mais este componente é de grande importância, um ganho inestimável que nos proporcionará enxergar novas possibilidades de sonoridade, uma oportunidade desejada há algum tempo e que agora chegou na figura da Catarina, super bem vinda ao grupo”.

 “Estou muito emocionada e surpresa, não esperava ser classificada, estava nervosa. Agora é abraçar esta oportunidade e começar a trabalhar”, declarou Catarina.

Serviço: A Banda Municipal fica sediada na rua Expedicionários Brasileiros, 240, no Centro Histórico da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMSS

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.