Caraguatatuba Cultura

Ceramista Ben Hur retoma projeto e realiza curso de Cerâmica Artesanal

Tamoios News
Adriana Coutinho/TN. O ceramista Ben Hur retoma projeto de formação

Núcleo TerrAmar de Cerâmica Artesanal realiza curso e não é preciso ter experiência. As inscrições já estão abertas! 

 

Por Adriana Coutinho

O ceramista Ben Hur Vernizzi, retoma seu projeto de formação e ministra curso de modelagem no Núcleo TerrAmar de Cerâmica Artesanal, no Porto Novo, em Caraguatatuba. As aulas serão realizadas entre 16 e 22, e as inscrições estão abertas – para alunos de outros municípios, há opção de hospedagem no local.

Ben Hur tem uma trajetória de quase 30 anos na cerâmica, ao lado de mestres e amigos como Antônio Cordeiro (in memorian), Mieko Ukeseki e o artista plástico Antônio Carelli, colocando Caraguá como referência em cerâmica no eixo Rio-São Paulo, assim como as cidades vizinhas, Cunha-SP e Paraty-RJ, que juntas formam uma tríade na região, com uma expressiva produção em seus inúmeros ateliês e oficinas que fomentam a continuidade da arte com jovens e adultos.

Segundo Vernizzi, será uma imersão na arte cerâmica, uma vivência com os alunos entre aulas teóricas e práticas, para que aprendam todo o processo da modelagem, os tipos de barro, diferença entre os fornos. “Haverá muita troca de informação enquanto produzem suas próprias peças”.

O curso culmina na queima das obras no forno do Núcleo TerrAmar. “É nesse momento que os alunos poderão adquirir experiência detalhada sobre todas as etapas, que podem durar mais de 24h, vivenciando a grande expectativa da abertura do forno, ao final do processo”, finaliza Vernizzi.

Uma referência – O artista já transmitiu seus saberes a mais de 300 alunos desde 2000, em seu ateliê em Caraguatatuba e foi responsável pela formação de inúmeros ceramistas que hoje integram a Rota da Cerâmica na cidade.

Claudia Canova, uma destas artistas, tem em Vernizzi um mestre – “ A primeira vez que tive contato com a cerâmica foi em uma exposição do Ben Hur nos anos 1990. Quando soube das aulas, fui aprender e descobri a possibilidade de trabalhar com o barro e trazer isso para minha realidade, meu universo”.

Canova atualmente integra o Coletivo Ubuntu, realizador de uma série de exposições temáticas sobre manifestações caiçaras e indígenas com obras circulando pela região.

Já Zandoná, outra ceramista com trabalhos importantes e exposições realizadas, foi conhecer a cerâmica e viu nela histórias de sua vida – “ minha mãe também fazia cerâmica, mas só fui valorizar quando fiz a oficina com Ben Hur. Foi minha possibilidade de transformação de vida; pós o curso, fui convidada a integrar o Núcleo TerrAmar e fiquei produzindo até construir seu forno e meu ateliê. Ele é meu amigo e meu mestre” considera a ceramista.

Vernizzi acaba de retornar da exposição Tripolar – Cerâmica da Serra e do Mar, realizada no Sesc Paraty – RJ, onde expôs obras e realizou encontros com o público, ao lado de Mieko Ukeseki, Alberto Cidraes, e Dalcir Ramiro. A exposição foi inaugurada para a FLIP 2017 e esteve aberta ao público até dia 17 de setembro. Uma de suas obras foi adquirida para fazer parte do acervo da instituição.

 

Serviço:
Curso de Modelagem em Cerâmica com Ben Hur Vernizzi
De 16 a 22 de outubro
Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar
Rua Geraldo Nogueira da Silva, n 9.152 – Porto Novo – Caraguá -SP
Mais informações e inscrições: (12) 997711955 ou pelo email ben.hur.vernizzi@gmail.com

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.