Cultura

Cerimônia “Barcos ao Mar” celebra fim do defeso do camarão

Tamoios News
Foto: Adriana Coutinho/Arquivo

Comemoração antecede Festival do Camarão que, este ano, será realizado entre os dias 12 e 16 de julho na Praça de Eventos

Em Caraguatatuba, com o fim do defeso do camarão marcado para o próximo dia 31 de maio, a comunidade pesqueira se reúne no domingo (28), a partir das 9h, no Entreposto do Camaroeiro, para a 20ª edição da cerimônia “Barcos ao Mar”. Neste evento, os participantes pedem proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

Com os barcos enfeitados, os pescadores saem do píer do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martim de Sá, de onde retornam para a benção das embarcações, na ocasião, feita pelo padre João Marcos da Silva, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Em seguida, haverá a procissão terrestre, novamente com os fieis carregando o andor com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes. A Banda Municipal Carlos Gomes acompanha todo o cortejo a pé.

Este ano, a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro homenageia o pescador Ivens Roberto de Assis, 45 anos, sendo que desde os 12 se dedica à profissão.

JC Curtis/Fundacc

Festival – O 20º Festival do Camarão será realizado entre os dias 12 e 16 julho na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro. A festa terá Barracas de Gastronomia, Rota do Cambuci, Casa da Farinha, Shows ao vivo, Casa Caiçara e artesanato identitário.

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba já divulgou a lista de pescadores classificados para a concessão de barracas no festival.

Os pescadores foram avaliados a partir das documentações enviadas e os pré-requisitos contidos no Regulamento de Inscrição.

Foram 20 selecionados, sendo 18 barracas de alimentos/refeições preparados obrigatoriamente à base de camarão e mandioca e duas barracas de doces caseiros e tradicionais da região. A relação está sujeita à alteração. Cada participante poderá apresentar um prato diferente.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.