Cultura Ubatuba

Exposição relembra extermínio de vila por exército nazista

Tamoios News
:Monumento feito pela escultora Marie Uchytilová, em homenagem às meninas e meninos de Lidice, mortos nos campos de concentração nazistas em 1942

Evento contará com a presença da cônsul-geral da República Tcheca

O consulado da República Tcheca, com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Prefeitura de Ubatuba, inaugura amanhã, sexta( 1º), a exposição “Tragédia de Lidice”, que traz um total de 12 painéis que registram o massacre da vila de Lidice, na República Tcheca, em 1942, e os horrores da Segunda Guerra Mundial.

A história é contada no filme “Lidice” (2011), dirigido por Petr Nikolaev, que será exibido dia 1º de junho, às 19 horas, como parte da cerimônia de inauguração da exposição. O evento contará com a presença da cônsul-geral da República Tcheca, Pavla Havrlíková.

A mostra tem entrada gratuita e poderá ser visitada das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Teatro Municipal de Ubatuba até o dia 17 de junho. Os painéis trazem também desenhos de crianças brasileiras que participam do Concurso Internacional Infantil de Artes Plásticas Lidice, que relembra as crianças que morreram no massacre e as que morrem todos os dias em guerras.

Saiba mais

Lidice era uma vila que vivia economicamente da mineração. Durante a segunda Guerra Mundial (1939-1945), tornou-se um centro de resistência contra o fascismo e o nazismo. Em 10 de junho de 1942, um total de 340 dos 503 habitantes da vila foram executados pelos nazistas a tiros, por envenenamento em câmaras a gás ou em campos de concentração.

Em seguida, todos os edifícios da vila – casas, repartições públicas, igreja e mesmo o cemitério –  foram destruídos. Em homenagem às vítimas, diversas vilas no mundo mudaram seu nome para Lidice e muitas mulheres que estavam grávidas batizaram suas filhas de “Lidice” em uma reação contrária à esperada pelos nazistas.

SERVIÇO

Exposição “Tragédia de Lídice”

Período: De 1 a 17 de junho

Horário de visitação: das 9h às 12h e das 14h às 18h

Teatro Municipal de Ubatuba (praça Exaltação à Santa Cruz, 22 – Centro)

 

Exibição do filme “Tragédia de Lídice”

Data: 1 de junho, às 19 horas

Duração: 121 min  / Direção: Petr Nikolaev

Classificação: 14 anos

Idioma: Tcheco / Legendas: Português

Entrada gratuita.

Teatro Municipal de Ubatuba (praça Exaltação à Santa Cruz, 22 – Centro)

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.