Cultura São Sebastião

Georgeta Gonçalves lança seu primeiro livro de crônicas

Tamoios News

Lançamento de “Um gato no mercado”, será dia 10, quinta, às 19 horas, na Livraria Satélite, no centro; e, no dia 12, sábado, no mesmo horário, no Centro Cultural Escambau, em Boiçucanga

Por Simone Rocha

Aos 70 anos Georgeta Gonçalves não para! Acabou de participar da Bienal do Rio de Janeiro onde lançou seu primeiro livro chamado: Um gato no mercado. Em São Sebastião a publicação terá dois locais de lançamento. No dia 10, quinta, na Livraria Satélite, na rua da Praia e no dia 12, sábado, no Centro de Cultura Escambau, em Boiçucanga.

Georgeta já foi professora, mas depois que fixou residência no bairro de Boiçucanga a vida a levou para caminhos verdes. Ela tornou-se “lixóloga” (especialista em lixo) e educadora ambiental. Ela conta que não tem mais o mesmo pique de antes, mas engana-se quem pensa que a aposentadoria diminuiu o ritmo dessa paulistana, que se mudou para o litoral norte em 1980.

Georgeta tem vários estudos publicados, que são reconhecidos por toda a comunidade ambientalista e devido a sua autoridade no assunto dá palestras em diversas cidades, além de prestar consultoria sobre o gerenciamento de resíduos.

Mas seu primeiro livro não é sobre o meio ambiente. “Não tem nada a ver. São crônicas que fazem parte de uma coletânea de textos que publiquei em minha página no facebook”, revela entusiasmada.

Georgeta gosta de escrever de uma forma direta, o que já cria uma empatia imediata com o leitor. Costuma falar de coisas do dia a dia, com simplicidade e humor. Ela coloca para fora aquilo que normalmente fica guardado no interior.

“Essa coletânea de crônicas prova minha compulsão por contar as coisas que me acontecem todos os dias e que não são diferentes das coisas que acontecem para todas as pessoas”, adianta.

Georgeta mantem uma página bem ativa no facebook, que é de onde as histórias do livro vieram. Com certeza ela vai adorar ganhar mais seguidores e leitores! https://www.facebook.com/georgeta.goncalves

Livro

Um gato no mercado reúne crônicas que retratam pequenas histórias do cotidiano de uma pessoa comum, que vai às compras, viaja e não tem a menor paciência com call centers. A leitura é leve, quase sempre divertida, mas às vezes faz o leitor refletir em diversos temas.