Cultura Ilhabela tradição

Ilhabela: Folia de Reis serão encerradas no domingo(6)

Tamoios News

As apresentações da Folia de Reis, com o grupo Raízes de Ilhabela, serão encerradas no próximo domingo (6). O conjunto interpretará as canções no final da missa pelo dia dos Três Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar), a partir das 19h30, na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, na Vila.

O grupo sairá da igreja e também se apresentará em frente ao cruzeiro. Posteriormente, os fiéis serão redirecionados para o pátio da paróquia, onde estará acontecendo o início da Festa de Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, padroeira de Ilhabela, com sorteios de prêmios e barracas de comidas típicas.

Hoje (4), e amanhã (5), similarmente aos eventos do dia 6, haverá sorteios de prêmios e barracas de comidas típicas no pátio da igreja; a festa será animada ainda por um DJ.

Folia de Reis

As manifestações culturais foram iniciadas no dia 21 de dezembro e passaram pelos seguintes bairros: Taubaté, Borrifos, Praia Grande, Portinho, Feiticeira, Água Branca, Reino, Barra Velha, Perequê, Vila e Armação. O grupo ainda pretende percorrer, entre hoje e amanhã, outras localidades como o Itaquanduba e o Saco da Capela.

A folia é uma tradição que relata quando os Três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Consta que naquela ocasião ofereceram ao Menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o próprio Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro.

No Brasil, principalmente no interior, ocorrem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

A Folia de Reis ilhéu sendo realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

*Roteiro sujeito à alteração, conforme a disponibilidade dos integrantes do grupo.

Serviço: A Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso fica na praça Professor Alfredo Oliani, n.º 53, na Vila.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.