Cultura Ilhabela

Ilhabela: Tradicional “Folia de Reis” terá início nesta sexta(21)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), inicia as apresentações de Folia de Reis feitas pelo grupo, que resgata esta importante manifestação cultural, Raízes da Ilhabela, nesta sexta-feira (21), às 23h59, no bairro do Borrifos, região sul.

Serão diversos dias visitando uma média total de 50 casas de Norte a Sul do arquipélago, com início amanhã (21), no Borrifos, e sábado (22), no bairro do Taubaté. Haverá pausa para o Natal e a Folia retorna no dia 25, às 23h59, na Praia Grande, prosseguindo toda noite pelos bairros até a Armação, com término no dia 6 de janeiro, na Vila, às 20h.

A folia é uma tradição que relata quando os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Consta que naquela ocasião ofereceram ao Menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o próprio Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro.

No Brasil, principalmente no interior, ocorrem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

*Roteiro sujeito à alteração.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.