Caiçara Cultura

Livro “Poesia e Arte Coletiva Caiçara Fieira de Timbopeva” será lançado, sábado(5), em Caraguá

Tamoios News

O grupo de poesia Fieira de Timbopeva, de Caraguatatuba, lança neste sábado (5), seu primeiro livro, intitulado ‘Poesia e Arte Coletiva Caiçara Fieira de Timbopeva’, que reúne vários trabalhos elaborados pelos membros do grupo.

O evento de lançamento será realizado na Praia do Camaroeiro, região central, em frente à Marina do Caco, a partir das 14h, e contará com muita música e culinária típica caiçara, que poderá ser degustada gratuitamente pelo público.

A comemoração também será uma forma que o grupo encontrou de homenagear e resgatar os conjuntos tradicionais de música de Caraguatatuba e figuras queridas, como: Tião Izidoro, famoso pescador do Camaroeiro que adorava uma festa e que, segundo amigos, chegou muitas vezes a comemorar o aniversário seu e de seus filhos mais de uma vez por ano.

Tião Izidoro foi também criador da tradicional festa de São Pedro Pescador e será em seu antigo quintal que ocorrerá a festividade.

Participam também do encontro grupos de música pioneiros do Choro e da Seresta, como: Caragua Samba Show com participação de Mara Amaral, quarteto Bira, Luciola Navarro, Luci Machado e José Carlos – substituindo seu tio falecido, Silvio Ferreira – que irão se reunir especialmente para ocasião. “Será um resgate musical do passado de Caraguatatuba”, de acordo com os membros do Fieira.

O Fieira de Timpobeva é um grupo de poesia e Artes-coletivas formado por poetas e artistas caiçaras, em Caraguatatuba, e formalizado em janeiro de 2018. Ele se iniciou com a construção de Poemas em Mutirão, no Facebook, dentro do grupo Poemas Aquarelados. Diferentemente do Cordel Nordestino, a poesia do grupo não tem formato obrigatório. Cada membro escreve como quiser, com ou sem rima, quantos versos ou quadras desejar. Igualmente não tem desafios ou disputas.

Segundo o Coordenador e fundador do Fieira, Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, “Somos Construtores de uma poesia colaborativa. Somos também um grupo que funciona como escola de poesia, em que todo mundo aprende fazendo. Todos somos, ao mesmo tempo, alunos e professores”.

Ele conclui que, “Poesia é alimento da alma, como o peixe é alimento pro corpo. Houvesse mais poetas haveria menos ódio e o mundo seria, no mínimo, mais feliz. Paz, amor e doçura é o que a poesia propõe é o que os poetas do Fieira desejamos a todos”.

“O FIEIRA DE TIMBOPEVA tem a pretensão de resgatar a cultura caiçara através de seus personagens, com é o caso do Tião Izidoro, seu Pedro Paes, os Barra Seca e inclusive nosso patrono Altamir Tibriçá Pimenta. Nosso livro é o nosso manifesto em defesa dessa cultura e desse povo caiçara”, comenta Pitágoras. .

Para Pitágoras, Tião Izidoro foi de fato o maior festeiro de Caraguatatuba e seu filho Caco, da Marina, está ajudando o grupo a resgatar, não só ele , mas a sua alegria. “O Fieira pretende e sonha em realizar de novo a festa de São Pedro Pescador, no quintal do Tião Izidoro, como era antigamente, com muita alegria, e distribuição de comidas juninas de graça. É isso”, alega Pitágoras.

 

Serviço

Lançamento do livro: ‘Poesia e Arte Coletiva Caiçara Fieira de Timbopeva’

Dia: 5/10, sábado

Hora: A partir das 14h

Local: Praia do Camaroeiro (em frente à Marina do Caco)

Mais informações: https://www.facebook.com/groups/2047882918821515/