Cultura São Sebastião

Reserva Indígena do Rio Silveiras celebra o Ano Novo Guarani  

Tamoios News

Aldeia Guarani promove cerimônia aberta ao público no feriado prolongado.

Por Maria Jaislane

No mês de agosto o ano já está chegando ao fim para os guaranis. É chamado o tempo velho, até o início da data que coincide com a nossa primavera, quando o ano se inicia. Portanto, quando é dia 31 de dezembro o ano guarani já iniciou há quatro meses antes do tempo tradicional.

O Ano Novo é chamado de Arapyau em língua guarani e o Ano Velho é Arayamã.

Sendo assim o mês de setembro para os guaranis é considerado o tempo de plantios, rituais de agradecimentos e outras práticas prósperas.

Celebrado durante três dias, os visitantes poderão conhecer e acompanhar um pouco mais sobre a rica cultura, arte, culinária indígena e participar dos rituais.

A programação será realizada de 7 a 9 de setembro. Começa às 9 horas, com a Cerimônia de Abertura.

Logo após os índios farão a tradicional apresentação de dança do xondaro (considerada à arte marcial dos guaranis), às 11h é feito uma Trilha até a Cachoeira para banhar os convidados, através do “médico” dos índios – o pajé, qual realizará um ritual, aonde segundo ele, cura os males do corpo e da alma.

Além de apresentações com arco e flecha, cabo de guerra e luta corporal. Ao meio dia, na pausa para o almoço terá a culinária tradicional indígena, e à noite a reza e uma grande fogueira será feita para encerrar o evento.

O Cacique Adolfo Timóteo, em guarani Wera Mirim, também utiliza o evento na intenção de buscar parcerias, com a expectativa de solucionar um atual problema na aldeia – a construção de uma pequena oca, para ser a casa de oração da reserva e para receber melhor os parentes – outras etnias que vem a passeio e os visitantes.

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones: 
(11) 94231-7570 – (13) 99641-2644

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.