Cultura Eventos e shows São Sebastião

São Sebastião: Casa Brasileira apresenta guitarrista Yannick Delass na quinta(22)

Tamoios News

Na Semana da Consciência Negra, a Casa Brasileira traz para um encontro musical na quinta-feira (22
de novembro), às 20h, o cantor, compositor e guitarrista congolês Yannick Delass, com objetivo de ampliar o diálogo com a produção musical contemporânea africana.

Nascido aos 21 de novembro de 1984 em Kinshasa, na República Democrática do Congo, Yannick Mpangi Mutsihilo começou a cantar muito jovem no coral da igreja de sua comunidade. Formou-se em canto e harmonia musical no centro Reveil DuSalut (R.D.Congo) e integrou bandas que contribuíram para sua evolução musical como “FTR Music” e “Banda da Ilha”.

Aos 20 anos de idade, deixou a República Democrática do Congo para conhecer o mundo e viver de sua música engajada. Morou no Gabão, na África do Sul, na Indonésia, em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde antes de chegar ao Brasil. Depois de ganhar o prêmio de melhor música no V Festival de Música e Poesia do
Migrante em São Paulo, o artista decidiu permanecer por aqui.

Com 3 discos autorais, “Stop”, “Outros Rios” e “Spoir” (Esperança), que tratam de temas como racismo, imperialismo e migrações, Yannick Delass considera-se um viajante que busca transmitir uma visão diferente da África, por meio da arte.

A idéia de convidar Yannick Delass é dar visibilidade à música africana contemporânea, além de conhecer a produção musical de diferentes partes da África”, explica a cantora Luciana Oliveira, responsável pela curadoria da Semana da Consciência Negra na Casa Brasileira.

O pensamento do artista, segundo Luciana, é de que existe no Brasil uma dificuldade de olhar a África como um continente e, como tal, com uma diversidade cultural imensa. “Mesmo sendo constituído por forte herança africana, o Brasil pouco dialoga com a África e pouco se conhece aqui da produção artística daquele continente, da literatura à música com a multiplicidade de instrumentos e ritmos das suas várias regiões”, afirma Luciana.

Na Casa Brasileira, em São Sebastião, Yannick apresentará o repertório do último CD Spoir e outras canções que marcam sua trajetória artística. Um olhar profundo sobre a realidade da vida na África e sobre as novas diásporas que atingem atualmente parte das populações do continente.

A República Democrática do Congo ou Congo-Kinshasa (nome oficial em francês: République Démocratique du Congo) está localizada na África Central e é um dos maiores países do continente, com uma área equivalente aos estados do Pará e Amazonas juntos. A língua oficial é o francês, mas existem muitos idiomas falados por diferentes comunidades, como o lingala, o kongo, o kituba, o ciluba e o suaíle.

Serviço:
Yannick Delass – encontro musical na Casa Brasileira
Dia 22 de novembro – às 20h
Local: Av. Dr. Altino Arantes, 80 – Centro São Sebastião-SP –
Ingressos à venda na Casa Brasileira: R$ 30,00
Renda revertida para os projetos educacionais do Instituto Mpumalanga

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.