Cultura São Sebastião

Sarau do 36º Concurso Nhô Bento reunirá poetas no bairro São Francisco

Tamoios News

O Centro Cultural Batuíra, no bairro São Francisco, será palco nesta sexta-feira (30), do Sarau do 36º Concurso de Poesia Nhô Bento, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass).

As declamações iniciarão a partir 19h, reunindo os poetas selecionados nas categorias Infanto-Juvenil e Adulto. Na noite do sarau, serão concedidos certificados de participação a todos os inscritos e certificado aos 30 trabalhos selecionados.

Além disso, a Comissão Julgadora classificará os seis melhores intérpretes, três poesias de cada categoria, para serem agraciadas, com base nos critérios de poesia e interpretação. Ao melhor intérprete da noite, será atribuído o certificado de Honra ao mérito “Professor Dr. José Machado Rosa”. 

A 36ª edição do concurso obteve recorde de inscrições, totalizando 95 obras inscritas, sendo 65 delas na categoria Infanto-Juvenil, categoria esta que foi incluída no ano passado, buscando fomentar a criação poética junto aos mais jovens, revelando assim possíveis novos talentos do município.

 

Sobre o concurso

O concurso homenageia o poeta sebastianense Nhô Bento, nascido em 1902, no bairro do Pontal da Cruz e que, ainda jovem, foi morar em São Paulo. Seu livro “Rosário do Capiá”, reunindo 58 poesias, foi um dos grandes trabalhos do autor, editado em 1946, com prefácio de Monteiro Lobato.