Cultura São Sebastião

“Virado à Paulista” a história do samba paulista, hoje, na Rua da Praia

Tamoios News

O evento acontece na sexta-feira (06), a partir das 20h, na Rua da Praia, Centro Histórico do município, com entrada franca

Em homenagem àqueles que com muito ritmo, resistência e poesia compuseram a história do samba paulista, a  Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna (FUNDASS), em parceria com a a Cia. Cênica, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e ProAC – Programa de Ação Cultural, realizará o espetáculo “Virado à Paulista”, um cortejo-folia que, contando com a participação do público, propõe uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

O evento acontece na sexta-feira (06/07), a partir das 20h, na Rua da Praia, Centro Histórico do município, com entrada franca.

Livre para todos os públicos, após a apresentação, haverá um bate-papo sobre o espetáculo e o tema abordado. Nomes como Geraldo Filme, Dionísio Barbosa, Henricão, T. Kaçula, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, entre outros, estarão presentes no cortejo.

A apresentação de “Virado à Paulista” em São Sebastião integra a circulação iniciada em março pela Cia. Cênica, que envolve ao todo 12 cidades do estado de São Paulo.

Sobre a Cia. Cênica

A Cia. Cênica é um grupo de repertório criado em 2007 em São José do Rio Preto/SP que realiza pesquisas e ações culturais a partir dos eixos: o popular não apenas como linguagem e temática, mas como meios de produção e difusão cultural; dramaturgia autoral; música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e ocupação de ruas e espaços não convencionais.

Em sua trajetória, a Cia. Cênica foi contemplada em cinco editais do ProAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e em seis editais do Programa Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto/SP. Além disso, circulou com seus trabalhos por várias unidades do SESI/SP, via editais, como o Viagem Teatral, e por unidades e projetos especiais do Sesc, como o Circuito Sesc de Artes e a Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Atualmente, a Cia. possui oito espetáculos em circulação: “Acordes”, “Auto da Anunciação”, “Por Quê?”, “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”, “Virado à Paulista”, “Terra abaixo, Rio acima”, “A Cor Silva” e “Queijo & Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim”.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.