Notícias Tipiti

#21 – 20 de Dezembro

Tamoios News

Mais que a lua I
A população de Ubatuba faz piadas constantes via redes sociais das más condições das vias públicas de Ubatuba – inclusive comparando os buracos das ruas com os buracos que são visualizados na lua. Já inventaram um slogan um tanto diferenciado para os turistas: “Visite os milhões de buracos em Ubatuba ao invés das mais de 100 praias”.

Mais que a lua II
O prefeito Délcio José Sato (PSD), no entanto, está relutante com a situação das ruas esburacadas. O chefe do Executivo deu início a “Operação Tapa Buraco” nessa terça-feira (19). Segundo ele, em 2017 já foram gastos 1.500 m³ de asfalto para recuperar o pavimento na cidade – que por sinal está um muito ruim.

Cão e gato
Outra reclamação constante da população de Ubatuba é sobre o número de animais largados – principalmente gatos e cachorros. Muitos populares questionam o Poder Público por melhorias, tanto Centro de Controle de Zoonoses, que fica no Horto, quanto no que concerne a castração dos bichinhos. Parece que uma das preces foi atendida.

“Castramóvel”
O “castramóvel”, espécie de veículo que castra animais, pode ser uma realidade em Ubatuba. Isso porque uma parceria entre a Prefeitura, o Poder Legislativo e a sociedade civil, conseguiu a destinação pelo deputado federal Ricardo Izar Júnior (PP) de uma verba de R$ 125 mil, direcionada à aquisição de um veículo devidamente equipado para a realização de cirurgias de castração.

Borrachudos I
A Prefeitura de Ilhabela começou a avaliar o incômodo causado pelo borrachudo em três bairros: Praia Grande (Sul), Perequê (Centro) e Praia de Santa Tereza (Norte). O trabalho é realizado em 22 locais a cada 15 dias e serve para verificar e controlar o ciclo do borrachudo.

Borrachudos II
O volume populacional do inseto na fase adulta aumentou consideravelmente nos últimos três meses devido a interrupção do ciclo larvário com a aplicação do BTI, que deixou de ser fornecido pelo Governo do Estado. Segundo os técnicos, somente a fêmea do borrachudo pica, e com o sangue coletado alimenta os ovos que chegam de 300 a 500 por postura.

Borrachudos III
A Prefeitura realizou compras emergenciais para adquirir o BTI. O produto, importado e comercializado por apenas uma empresa no Brasil, foi entregue no início do mês de dezembro. Desde então, vem sendo aplicado nos mais de três mil pontos de controle.

Borrachudos IV
A expectativa é que, no máximo em 30 dias, este incômodo excessivo cesse. Mesmo assim, é preciso alguns cuidados, como o uso de repelentes, principalmente, em crianças alérgicas. Para suprir a demanda de um ano, a Prefeitura de Ilhabela adquiriu três mil litros do BTI.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.